Crítica
Leitores
Sinopse
A chegada da TV no interior do Ceará, na década de 1970, colocou em xeque as salas de cinema das pequenas cidades. Mas um herói, chamado Francisgleydisson, resolveu lutar para manter viva sua paixão pela 7ª arte. Suas armas: criatividade e o bom humor cearense.
Curiosidades
- Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro 2013: indicado a Melhor Ator (Edmilson Filho) e Figurino;
- Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014: premiado como Melhor Filme (Júri Popular) e Filme de Comédia. Indicado ainda a Melhor Filme, Direção, Ator (Edmilson Filho), Atriz Coadjuvante (Ana Marlene), Figurino, Maquiagem, Roteiro Original, Montagem e Som;
- 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: exibição especial;
- Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles 2014: premiado como Melhor Direção de Arte;
- BRAFFTV: Brazilian Film & Television Festival of Toronto 2013: premiado como Melhor Filme de Ficção pelo Júri Popular;
- Exibido em apenas 16 salas no norte do país, fez mais de 100 mil espectadores no primeiro mês em cartaz;
- Bilheteria Brasil: 479,8 mil espectadores pagantes;
- Seguido por Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral (2018);
Pelo título, não se vislumbra a intenção. E é aí, justamente aí, que mora o perigo, no caso, o melhor dos perigos; a leitura essencial de um povo envolvido em sua ingenuidade inteligente. Não se iluda: o cearense não é o ser mais inocente do mundo nem tampouco lhe falta conhecimento. A prova: Cine Holiúdy.
essencial neste filme é ver um filme honesto como a crítica táo bem comenta, dá vontade de rever vários filmes, ou melhor refilma-los por este ponto de vista!! Lindo, empolgante daqueles que a gente sai de bem com a vida!!