Sinopse
Nas montanhas da Colômbia vive a família Madrigal, onde cada membro é dotado de um superpoder, que vai da força extraordinária à capacidade de cura. A única exceção é Mirabel, garota nascida sem poder nenhum. No entanto, quando a magia do vilarejo é ameaçada, a filha "normal" será a única capaz de salvá-los.
Curiosidades
- Oscar 2022: indicado a Melhor Longa de Animação, Trilha Sonora Original e Canção Original ("Dos Oruguitas", de Lin-Manuel Miranda);
- BAFTA 2022: indicado a Melhor Longa de Animação;
- Annie Awards 2022: indicado a Melhor Filme, Direção, Montagem, Dublagem (John Leguizamo), Dublagem (Stephanie Beatriz), Storyboarding, Trilha Sonora, Animação de Personagem e Efeitos Animados;
- Critics Choice Awards 2022: indicado a Melhor Longa de Animação e Canção Original ("Dos Oruguitas", de Lin-Manuel Miranda);
- Globo de Ouro 2022: premiado como Melhor Longa de Animação.
Indicado ainda a Melhor Trilha Sonora Original e Canção Original ("Dos Oruguitas", de Lin-Manuel Miranda);
- National Board of Review 2021: premiado como Melhor Longa de Animação;
- Producers Guild of America Awards 2022: indicado a Melhor Produção de Longa de Animação para Cinema;
- Satellite 2022: indicado a Melhor Longa de Animação e Canção Original ("Colombia, Mi Encanto", de Lin-Manuel Miranda);
- Mesmos responsáveis pela premiada animação Zootopia (2016);
- Orçamento: US$ 50 milhões;
- Mirabel é a primeira protagonista da Disney a usar óculos;
- O realismo fantástico, bastante presente na narrativa, é assumidamente inspirada nas obras do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez;
- Quinto longa dos Estúdios Disney a explorar a cultura latino-americana, após Alô, Amigos (1942), Você Já Foi à Bahia (1944), A Nova Onda do Imperador (2000) e Viva: A Vida é uma Festa (2017);
- Este é o 60º longa-metragem dos Estúdios Disney;
- Quando o projeto foi anunciado, acreditava-se que a trama seria ambientada no Brasil. Somente quando o status da produção estava mais avançado é que se confirmou que a história se passava na Colômbia;
Acho interessante os apontamentos no texto, mas não concordo muito com a parte da visão paternalista. Apesar do Bruno indicar uma possível solução para a Mirabel (e spoiler, nem era a solução real, já que a previsão dele tinha mais nuances), todo o problema do filme só se resolve graças a compreensão e aproximação da relação entre duas mulheres, que compreendem melhor os sentimentos de uma para a outra. Além disso, o filme trata, nas músicas da Luisa e da Isabela, se duas imposições de uma sociedade patriarcal sobre mulheres: a resiliência para resolver todos os problemas, e a necessidade de serem sempre belas. Acho sim que o filme tem muitos deslizes, mas não diria que é paternalista só pela indicação do Bruno, tem mais nuances nesse contexto.