Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
14 ANOS
123 minutos
-
Francis Lawrence
-
The Hunger Games: Mockingjay - Part 1
-
2014
-
EUA
Crítica
4
Leitores
7 votos
6.8
Sinopse
Após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.
Achei o Filme horrível. E não tenho dúvida nenhuma que industria cinematográfica utilize vários subterfúgios para ganhar dinheiro.
Lukas e Débora, em nenhum momento falei mal do livro. Porém, como narrativa cinematográfica, devemos entender que adaptações não precisam seguir fiéis em todos os aspectos da história original, e sim em sua essência. Até porque o público que vai ver o filme não é, necessariamente, leitor do livro, mas sim espectador da série no cinema. Neste quesito, este longa falha por se tratar de um roteiro que não segue uma linha. Vários elementos são atirados ao espectador e a história avança pouco. O fato de ser lento nem chega a ser um problema, e sim por não ter um clímax, entre outras questões que comentei na crítica. Fui na sessão de pré-estreia onde muitos fãs da série literária também comentaram que saíram frustrados, inclusive um amigo que foi ao cinema comigo. Livros e filmes são plataformas diferentes e atingem públicos variados. Há muitos casos de best-sellers de sucesso que foram adaptados não tão fielmente para o cinema e se tornaram ótimos filmes, desde O Iluminado de Stanley Kubrick (baseado na obra de Stephen King, que não gostou do filme) a Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Quanto ao que você disse, Débora, seu comentário não foi deletado do Facebook. Ele está lá na postagem do dia 19 de novembro, data da estreia. Nós postamos de novo na fanpage o filme em destaque no dia seguinte, talvez aí você possa ter se confundido. Apesar de não concordarmos, fica o agradecimento pelo debate gerado. É sempre gratificante ver o quanto filmes como Jogos Vorazes causam diversas impressões. Um grande abraço!
Concordo plenamente contigo, Lukas Corrêa, fiz um comentário sobre a mesma problemática, porém fiz o comentário no post da pagina do face. E sabe o que aconteceu? excluíram o post, juntamente com o meu comentário que é muito parecido com o teu. Precisamos ler e entender, pois todas as especificações do filme estão lá para ajudar o fã que não leu à compreender tudo que se passa na vida da personagem principal do livro, que é bem complexa, com muitos sentimentos e conflitos pessoas.
Só tenho uma dúvida: Tu chegastes a ler os livros? Tua crítica é muito rasa, para alguém que se diz crítico de cinema. Quando tu analisa um filme que é baseado em livros, tu deves analisar (além dos demais fatores que não entendo nem perto do que tu entendes) a questão de adaptação para as telonas. O filme ficou melhor do que o livro, principalmente por manter uma narrativa mais interessante do que a da escritora. Esta parte do livro realmente não tem muita ação (o filme retrata mais do que o livro, por sinal) mas traz elementos fundamentais para a continuação da história, e um fim entendível. Acho justo tu comentares que é um filme de transição, mas impossível de concordar que foi feito somente para arrancar dinheiro do bolso do espectador. Eu como fã da série (livros e filmes), estava esperando por este filme desde a última palavra lida, e a versão cinematográfica superou todas as minhas expectativas. Não só as minhas, mas de vários fãs que eu vi. Reveja suas críticas quando se tratar de séries adaptadas de livros, pois a tua matéria é mais pra arrancar visualizações dos seguidores do que o filme pra "arrancar dinheiro dos espectadores". Obrigado pela atenção. Abraços.