Crítica
7
Leitores
18 votos
5.8
Sinopse
Ingvar e María são dois pastores vivendo numa planície isolada da Islândia. Eles sofrem com a morte recente da filha pequena, até o dia em que um milagre de Natal lhes proporciona uma nova e inesperada criança para cuidar. O casal abraça este presente dos céus sem imaginar que talvez estejam infringindo algumas regras da natureza.
Curiosidades
- European Film Awards 2021: indicado ao Troféu FIPRESCI;
- 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: seleção oficial;
- Festival de Sitges 2021: premiado como Melhor Atriz (Noomi Rapace), Troféu Cidadão Kane de Cineasta Revelação e Melhor Filme;
- Festival de Cannes 2021: seleção oficial (Um Certo Olhar);
- Bilheteria Mundial: US$ 2 milhões;
Uma dúvida cinematográfica: os animais que aparecem no filme efetivamente foram expostos a sofrimento, como o filhote que recebe um brinco de identificação e se contorce de dor? Não há nenhum padrão ético a ser seguido na produção? E os partos de ovelhas realmente foram feitos pelos atores?
O vídeo me atraiu. Como vi durante a madrugada, no silêncio desse momento, a música de impacto cumpriu sua intenção: é um filme da mente humana. Sem observação. Com direito a tudo e a todo amor, dor e luto. Com o direito de adotar a ovelha. Simples assim.