Crítica
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Sinopse
Amparo precisa lidar com o desaparecimento da filha e do marido. Enquanto isso, espera seus documentos para passar pela fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, fugindo dos conflitos armados na região.
Crítica
A cidade de Letícia fica na tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru. Ainda que pertença oficialmente ao território colombiano, por lá se falam os dois idiomas – espanhol e português – e para ir de um país ao outro é tão simples quanto atravessar a rua. Ou o rio, melhor dizendo. Pois se trata de uma região pluvial, composta por ilhas por todos os lados, que por cerca de quatro meses do ano encontra-se submersa – durante a cheia, portanto. É lá onde Maria e seus dois filhos chegam no meio da noite, sendo levados por uma canoa e recebidos pela Avó, que tratará de acomodá-los. É o começo de uma nova vida, talvez até mais difícil do que aquela levada até então, mas diferente em um ponto fundamental: segurança. Em Los Silencios, muito se debate a partir do que é dito, e, mais ainda, daquilo que imaginamos saber de antemão, em um jogo intrincado em que mesmo o que é visto pode não ser confiável. Na realidade de agora, é melhor apostar no sentimento do que na certeza dos fatos.
Maria fugiu de uma existência que não tinha mais espaço para ela. O marido, revolucionário, está desaparecido, assim como a filha mais velha. Cabe a ela, portanto, juntas os restos da família e tratar de reconstruí-la num novo lugar. Estamos falando de refugiados, daqueles que se mudam não por capricho ou simples desejo, mas por necessidade e urgência. De onde veem, não podem mais voltar. Para onde vão, ninguém parece querer recebê-los. A comunidade hesita em lhe dar trabalho – “não queremos confusão por aqui” – e a burocracia complica qualquer busca pelas questões legais envolvidas. Afinal, sem que o corpo do marido – ou da filha – se faça presente, ela segue sem direito a uma indenização. Não está mais casada, mas também não é viúva. Não está sozinha, mas também não tem com quem contar. Não pode ir, mas também não tem como ficar.
Além dela, há os filhos. E percebe-se um olhar especial da diretora e roteirista Beatriz Seigner a cada um deles. O menino é logo colocado na escola, mas aos poucos vai se distanciando da mãe, seja pelas companhias que arranja no tempo em que ela está lutando para mantê-los dia após dia, seja pelo anseio de largar os estudos e já se sentir homem, trabalhando com qualquer coisa que possa fazer com que se sinta, enfim, o homem da casa. A menina, praticamente da idade dele, é quem carrega nos olhos o trauma dessas vivências recentes. Sempre em silêncio, diz muito, sem mencionar uma palavra. Está perdida, não sabe como seguir, nem o que lhe aconteceu e muito menos o que precisa fazer a partir de agora. Chegar em casa, e se deparar com o pai – aquele mesmo, dado como desaparecido – andando de um lado para outro, como se o segredo de encontrá-lo fosse apenas dos dois, não ajuda muito no sentido de lhe oferecer algum tipo de orientação.
Entre o que se exibe a cada cena do enxuto roteiro de Seigner e o que, de fato, está a acontecer há uma enorme distância a ser percorrida. Ao invés de distrair sua audiência com um excesso de estímulos, a diretora percorre caminho contrário, oferecendo a quem lhe acompanha apenas os elementos necessários para um puro entendimento do que se sucede, sem exagerar nos detalhes ou explicações. Ninguém está sendo enganado – em ambos os lados da tela – mas nada é entregue de bandeja. É preciso estar atento, mergulhar naquele universo abrindo mão de ressalvas prévias, pois somente compartilhando dos mesmos valores dos personagens será possível não apenas compreender suas motivações, mas também abraçar seus medos e esperanças. Isso tanto entre os que permanecem, mas, talvez ainda mais importante, junto aos que precisam descobrir aonde, de fato, pertencem.
Com uma interpretação segura da colombiana Alida Pandurro e uma participação precisa do peruano-brasileiro Enrique Diaz, Los Silencios é, da escolha do elenco à geografia em que situa sua história, um retrato de uma América Latina em crise, a qual a maioria desconhece, ainda que seja pulsante e dona de muito a ser contado. E é preciso vislumbrar os caminhos para que tais discursos possam não apenas ser proferidos, mas, ainda mais importante, garantir que suas mensagens, por fim, alcancem seus destinos. Se a reviravolta final parece se dar aos moldes de O Sexto Sentido (1999), o que de fato se verifica é que quando a verdade se manifesta estará na ressignificação de tudo aquilo visto até aquele momento a grande chave para uma compreensão maior, de problemas tanto da terra, como, também, do espírito. Afinal, independente do plano em que se encontrem, mais do que falar, é preciso saber ouvir.
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Grade crítica
Crítico | Nota |
---|---|
Robledo Milani | 8 |
Francisco Carbone | 9 |
Bianca Zasso | 9 |
Diego Benevides | 5 |
Chico Fireman | 6 |
Daniel Oliveira | 7 |
MÉDIA | 7.3 |
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