Crítica
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Sinopse
Anos 30, Lapa, reduto da boemia carioca. João Francisco dos Santos, conhecido como Madame Satã, precisa lidar com um sem número de barreiras cotidianas para fazer valer sua subjetividade num mundo que lhe achata por ser pobre, negro e homossexual.
Curiosidades
- Baseado em uma história real;
- Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro 2002: premiado como Melhor Ator (Lázaro Ramos), Atriz Coadjuvante (Marcélia Cartaxo), Figurino e Revelação (Lázaro Ramos). Indicado ainda a Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Flávio Bauraqui), Roteiro Original, Montagem e Efeitos Especiais (Sergio Farjalla Jr);
- Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2003: premiado como Melhor Ator (Lázaro Ramos), Atriz (Marcélia Cartaxo), Direção de Arte, Figurino e Maquiagem. Indicado ainda a Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Ator Coadjuvante (Flávio Bauraqui e Emiliano Queiroz), Atriz Coadjuvante (Renata Sorrah), Fotografia, Montagem, Trilha Sonora e Som;
- Festival de Cannes 2002: seleção oficial (Um Certo Olhar);
- Associação Brasileira de Cinematografia 2003: indicado a Melhor Fotografia, Direção de Arte e Som;
- BAFICI: Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente 2003: premiado com uma Menção Honrosa pela Fotografia;
- Festival de Havana 2002: premiado como Melhor Filme de Diretor Estreante e Melhor Direção de Arte;
- Festival de Cinema Latino-Americano de Huelva 2002: premiado como Melhor Ator (Lázaro Ramos), Fotografia e com o Colón de Ouro;
- Festival de Cinema Latino-Americano de Lima 2003: premiado como Melhor Ator (Lázaro Ramos) e Fotografia;
- Festival SESC Melhores Filmes 2003: premiado como Melhor Ator (Lázaro Ramos) pelo Júri da Crítica e pelo Júri Popular;
- Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2002: vencedor do Prêmio Especial do Júri para a atuação de Lázaro Ramos;
- Estreia de Karim Aïnouz como diretor de longas;
Respondo com esse recorte do texto acima. O ator Lazaro Ramos em sua infinidade de talentos, dá intensidade à personalidade Madame Satã. O ator baiano dá intensidade à personalidade. Desorientado por uma incapacidade de aquietar-se, fruto de uma configuração social amplamente desfavorável, João Francisco alterna instantes de cólera e afetuosidade...e a partir daí conseguimos ver e entender a complexidade do nosso Brasil na decada de 30 e que ainda assistimos seus resquicios esboçados numa mediocridade social de hoje.