Na Estrada
-
On the Road
-
2012
-
EUA / França / Reino Unido / México / Canadá / Brasil / Alemanha / Holanda / Argentina
Crítica
Leitores
Sinopse
Sal Paradise é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer Dean Moriarty, é apresentado a um mundo no qual há bastante liberdade no sexo e no uso de drogas. Logo se tornam grandes amigos, dividindo a parceria com a jovem Marylou, apaixonada por Dean. Os três viajam pelas estradas do interior dos EUA, sempre dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.
Curiosidades
- Adaptação do livro de Jack Kerouac, autor que é o principal expoente da geração beat;
- Festival de Cannes 2012: seleção oficial;
- National Board of Review 2012: eleito um dos dez melhores filmes independentes do ano;
- Festival de Sydney 2012: seleção oficial;
- Orçamento: US$ 25 milhões;
- Bilheteria mundial: US$ 8,7 milhões;
- Desde os anos 1950 Hollywood tentava realizar essa adaptação. Marlon Brando (Dean Moriarty) e o próprio Jack Kerouac (Sal Paradise) foram os primeiros a serem cotados como protagonistas. Nos anos 1990, Francis Ford Coppola cogitou assumir o projeto, com Ethan Hawke (Sal), Winona Ryder (Marylou) e Brad Pitt (Dean). Joel Schumacher foi outro diretor envolvido, com Billy Crudup (Sal) e Colin Farrell (Dean). Gus van Sant também demonstrou interesse em dirigir;
- Após o orçamento ter sido radicalmente reduzido, Kristen Stewart aceitou um cachê de menos de US$ 200 mil, por causa do seu amor pelo livro de Jack Kerouac;
- Johnny Depp recusou o convite para o personagem Sal quando chamado no início dos anos 1990;
- Kirsten Dunst começara a conversar sobre esse projeto com Walter Salles em 2006. Ela foi a primeira atriz a ser confirmada no elenco;
- James Franco e Joseph Gordon-Levitt foram cogitados para os papeis principais;
- Francis Ford Coppola adquiriu os direitos de adaptação desse livro em 1979;
- Lindsay Lohan foi considerada para o papel de Marylou;
- O roteirista Jose Rivera escreveu mais de 20 versões do roteiro;
''Mas o foco aqui, no entanto, é o que se passa na pessoa, com o artista, e não no seu redor.'' O foco são os DOIS e não um só, isso é muito claro no filme e no livro também.