Crítica
8
Leitores
5 votos
5.6
Sinopse
Com 11 anos, Chala é um garoto de vida familiar conturbada e dificuldade para se encaixar no ambiente escolar. Quando a única professora que ele respeita se ausenta por motivos de saúde, ele vai ser ver em apuros ainda maiores.
Muito bom! Dá para fazer uma análise geral da educação e também um paralelo com o desdobramento do regime cubano! Tem uma crítica em www.artigosdecinema.blogspot.com/2015/11/numa-escola-de-havana-conducta.html
Vi o filme ontem, li a crítica e achei que corresponde exatamente a minhas impressões. A crítica do Milani está muito bem escrita, dá uma idéia da proposta do filme, e coloca algumas posições, sem dogmatismos e sem apelar para clichés. Eu acrescentaria que o filme, dentro do universo dificil de uma sala de aula composta em grande parte de alunos de familias desestruturadas e carentes (o que, em grande parte é também a situação da escola pública brasileira), mostra o embate entre um humanismo, em parte equivocado (porque não é papel da professora cuidar da questão familiar dos alunos, nem isto é possivel e viável) e o burocratismo, em parte oportunista, da assistente social. Esta última provávelmente representa a posição oficial da direção do governo em Cuba. Claro que existem normas, existem regras, mas é questionável se o enquadramento de um ser humano, concreto, real, dentro de uma regra e um esquema rígido, é algo positivo. Acho que é isto que o Milani quis dizer com as palavras finais da sua crítica.
Ainda não conheço Cuba, Havana, o filme emocionou-me. Uma escola em Havana, uma escola em muitos lugares bem mais perto da gente, burocrático-hierárquico onde não se tem rinha de cachorro, não tem uma escola laica, talvez nem Educação. Um filme de Amor.
Lindo filme. Não vi toda aquela miséria em Cuba, quando estive lá em abril de 2015. O que vi foi uma Cuba em franca recuperação e uma Havana quase totalmente restaurada pela Unesco e por empresários do ramo do turismo. Apesar de algumas alfinetadas no regime dos Castros, mostra o comprometimento que o país tem com a educação.
adorei o filme. Muito me emocionou, conheço Cuba, vivi por alguns meses em Havana. E doi ver o que o bloqueio desumano e cruel causa aquele povo. Filme delicado, realista, profundo que aborda questões vividas lá e aqui. Só que com abordagens totalmente diversas. vamos divulgar
É a escola ( ou alguns professores )indo muito além do lugar- comum. Bonito filme. É para pensar !!