O Homem que Vendeu sua Pele
-
Kaouther Ben Hania
-
The Man Who Sold His Skin
-
2020
-
Tunísia / França / Bélgica / Alemanha / Suécia / Turquia
Crítica
Leitores
Sinopse
Sam é um homem sírio ameaçado pelo governo local quando defende publicamente a democracia. Ele se refugia no Líbano, onde um artista lhe faz uma proposta inesperada: tatuar suas costas com uma obra de arte em defesa dos povos oprimidos. Sam aceita o trato, e logo seu corpo passa a fazer parte de galerias e museus. Ele adquire o direito legal de viajar para qualquer parte do mundo enquanto mercadoria, não como refugiado. Com o passar do tempo, ele começa a questionar as vantagens desta suposta liberdade.
Curiosidades
- Oscar 2021: indicado a Melhor Filme Internacional;
- Festival de Estocolmo 2020: seleção oficial;
- Festival de Tóquio 2020: seleção oficial;
- Festival de Veneza 2020: premiado com o Troféu Edipo Re (Università degli Studi di Padova e ResInt Rete dell'Economia Sociale Internazionale) e Ator da Mostra Horizontes (Yahya Mahayni);
Boa tarde!Adorei a sua crtíica,Bruno!Analítica e enriquecedora!Assisti ao filme e fiquei encantada com o roteiro,a direção e o ator protagonista.!Há tempos um filme não me provocava tal arrebatamento ...A cineasta conseguiu reunir temas polêmicos ,pesados que permeiam o mundo contemporâneo com uma delicadeza ,uma simplicidade que nos envolvem do começo ao fim.Imperdivel!