Crítica
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Sinopse
Um advogado tem que defender um homem negro acusado de estupro, que se alega inocente. Determinado na tarefa, começa a sofrer rejeição da população local, tendo de proteger também a sua família.
Crítica
O ponto de vista de uma criança oferece uma perspectiva normalmente mais simplista, sim, mas da qual, justamente por isso, podem ser extraídas reflexões complexas a que mentes “adultas” não conseguiriam alcançar sozinhas. Sem os filtros adquiridos com a vivência, seu ímpeto é recorrentemente mais questionador, rebelde e radical, pois não consegue ainda discernir o meio termo, as áreas cinzentas. Em resumo, ou as coisas são boas ou ruins, fáceis ou difíceis, tudo é ou não é em absoluto, ou é preto ou é branco. Partindo desse recurso, o cinema já produziu verdadeiras obras-primas: Mensageiro do Diabo (1955), Conta Comigo (1986) e A Árvore da Vida (2011), por exemplo, pertencem a esse apanhado de filmes primorosos que, ao lado de O Sol é Para Todos, destrincham questões maduras colocando-as sob a perscrutação pueril dos pequenos.
Baseado no livro homônimo da escritora Harper Lee, o roteiro de Horton Foote (premiado com o Oscar de Melhor Adaptado) segue fiel o material de origem – que, por sua vez, foi reconhecido com o Pulitzer. Claro que, mesmo com sua duração de pouco mais de duas horas, o longa não consegue incluir todas as subtramas em que se envolvem a pequena Scout (Mary Bradham) e seu irmão mais velho, Jem (Phillip Alford), nas páginas de Lee, preferindo se focar no caso de Tom Robinson (Brock Peters), um homem negro defendido no tribunal pelo pai dos dois, o advogado Atticus Finch (Gregory Peck), que passa a enfrentar os contratempos de representar o acusado de estuprar uma garota branca na pequena cidade do Alabama, onde todos eles moram, Maycomb.
Obra autobiográfica que usa a pequena localidade para comentar as diferentes vivências da autora quando menor, o livro de Lee dedica longas passagens a personagens como a Sra. Dubose (brevemente vivida em tela por Ruth White), por exemplo, cuja doença degenerativa reflete aquela que a própria mãe da escritora tinha. O filme, entretanto, é menos focado em construir Scout a partir do mundo ao seu redor, do que em construir esse mundo a partir dela – o que demonstra uma maturidade admirável do projeto sobre o entendimento das possibilidades e limitações entre as linguagens literária e cinematográfica. Assim, o texto faz do julgamento seu fio condutor e único alvo. É bem verdade que essa estratégia descarta outros temas caros à autora, como os moldes femininos impostos pela tia Alexandra, ou ameniza a questão da segregação racial, catalisada por Calpurnia (Estelle Evans). Mas, por outro lado, isso permite ao longa desenvolver com calma e segurança o cenário em que Tom Robinson enfrenta seu veredicto.
Desse modo, o cineasta Robert Mulligan consegue desenvolver longas sequências, como aquela em que ouvimos os depoimentos no tribunal, que culmina em ao menos dois ápices. Ainda em tempo, um protagonizado por Robinson, o negro acusado de estupro, e outro por sua suposta vítima, a jovem branca Mayella Ewell (Collin Wilcox Paxton). Essas contraposições étnicas, aliás, são aproveitadas de forma interessante pela trama, que ainda cria uma relação curiosa entre Tom, preso sob os holofotes de toda a cidade, e o vizinho dos Finch, Boo Radley (o jovem Robert Duvall), um albino que nunca sai de sua casa. E, novamente, é a visão de Scout e Jem sobre ambos que gera a reflexão; enquanto o réu é odiado por muitas pessoas adultas de Maycomb apenas por ser negro, para os dois irmãos ele é uma vítima, afinal, está à vista, exposto e indefeso – características que primordialmente despertam a empatia em qualquer ser-humano. Já Radley é uma figura oculta, e enquanto o pequeno condado o ignora, ele é o pesadelo da dupla, justamente por ser algo desconhecido, escondido e ainda sem forma em suas mentes juvenis – algo que, também de forma primordial, desperta o medo em qualquer pessoa. E o desfecho desses “arquétipos” (ao menos, para Jem e Scout, é o que eles são), representam aprendizados básicos sobre a sociedade pelos quais todos nós passamos – e que ainda seja possível se identificar com eles é, na verdade, triste, ainda que conte como mérito ao projeto.
Essa redução dos conflitos ao seu cerne, aliás, é o que torna O Sol é Para Todos um filme tão universal e, infelizmente, até hoje atemporal. E embora o título original seja um pouco mais poético (Para Matar um Tordo), sua versão brasileira não é menos certeira ao traduzir as intenções do emblemático Atticus Finch ao discursar para os filhos sobre inocência. Não fosse a performance segura de Gregory Peck, aliás, talvez a obra estivesse condenada. Embora não seja o protagonista, Atticus é aquilo em que as crianças se inspiram, o modelo a que seguem e almejam – e isso também não deixa de ser um comentário que o projeto faz; no caso, sobre como a juventude, apesar de seu espírito naturalmente rebelde, tende a seguir a curva do ambiente em que está inserida. Logo, confiar na próxima geração para mudar o mundo não é o suficiente (nunca foi), é preciso garantir desde já que o mundo a que está exposta não a molde em algo tão conservador quanto a leva precedente.
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Grade crítica
Crítico | Nota |
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Yuri Correa | 10 |
Francisco Carbone | 9 |
Bianca Zasso | 10 |
Thomas Boeira | 10 |
MÉDIA | 9.8 |
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