Crítica
Leitores
Sinopse
Os Muppets vão tentar a carreira artística em Nova Iorque. Diante da má sorte, passam por períodos difíceis, morando em armários de estações rodoviárias. Até que um dia eles invadem a Broadway.
Crítica
A simpatia dos personagens e o humor inocente dos Muppets talvez explique a longevidade do sucesso da criação de Jim Henson. Crianças e adultos adoram os fantoches e acabam sendo cativados pelas musicas e pelas piadas – muitas vezes metalinguísticas – que Caco, Piggy, Gonzo e companhia entregam ao público. Os Muppets Conquistam Nova York (1984) foi a terceira incursão dos personagens coloridos nos cinemas e, ainda que não apresente grandes novidades em relação ao que já vimos anteriormente, tem predicados suficientes para ser um programão familiar.
Com direção de Frank Oz (o eterno mestre Yoda de Star Wars e voz de Piggy, Fozzie e Animal), o longa-metragem mostra o sucesso dos shows da turma de Caco em musicais no campus da universidade em que a turma está se formando. Um dos fãs na plateia sugere que os muppets levem o espetáculo Manhattan Melodies para Nova York, o apresentando na Broadway. Com a ideia em mente, os amigos decidem se aventurar na Big Apple, na tentativa de buscar um produtor que aposte no show. Depois de quase assinar com o inescrupuloso Martin Price (Dabney Coleman), os muppets descobrem que não será nada fácil se apresentar nos grandes palcos. A turma acaba se separando, buscando empregos para conseguir levar seu sonho adiante, enquanto Caco permanece em Nova York, trabalhando no restaurante do simpático Pete (Louis Zourich) e sua filha, a estilista aspirante Jenny (Juliana Donald).
Como de costume, participações especiais de atores famosos são inclusas no filme, com destaque para Dabney Coleman, Elliott Gould, Joan Rivers, Liza Minnelli e Brooke Shields. Todas bastante divertidas. Mas o ponto alto de Muppets Conquistam Nova York são os números musicais. Together Again fará o espectador sair assoviando a canção logo após o término do filme. A música, inclusive, foi revisitada no mais recente longa-metragem da turma, Os Muppets 2: Procurados e Amados (2014). Outros números musicais cativantes são You Can’t take no for An Answer e I’m Gonna Always Love You – este último, apresentando as versões infantis dos muppets, que seriam transformados em desenho animado na inesquecível série Muppet Babies. Quem está na faixa dos trinta anos deve ter boas lembranças da série.
Caprichando no humor inocente e reforçando mensagens como amor, amizade e perseverança, Os Muppets Conquistam Nova York peca apenas por esquecer muitos dos personagens ao longo do filme, deixando o destaque apenas para Caco – e, de certa forma, Miss Piggy, que acaba o seguindo e tendo um clássico ataque de ciúmes. No todo, é uma aventura musical divertidíssima, que tem tudo para conquistar o espectador, tanto o novo público quanto os que têm memória afetiva em relação aos personagens de Jim Henson. O criador da turma, inclusive, fez sua última participação em um longa-metragem dos muppets, fazendo a voz de Caco, Rawlf e vários outros. Henson faleceu em 1990, mas é salutar que ele tenha se despedido com um filme acima da média.
Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)
- Made in Italy - 1 de fevereiro de 2019
- Medo Viral - 13 de agosto de 2018
- Nico 1988 - 1 de agosto de 2018
Grade crítica
Crítico | Nota |
---|---|
Rodrigo de Oliveira | 7 |
Bianca Zasso | 8 |
MÉDIA | 7.5 |
Deixe um comentário