Crítica
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Sinopse
Um boneco de madeira que deseja ser um garoto de verdade. Pinóquio aprende gradativamente sobre o mundo, na base da tentativa e do erro. A coragem inerente às crianças o fará ir cada vez mais na direção de seus sonhos.
Curiosidades
- Oscar 2021: indicado a Melhor Figurino e Maquiagem & Cabelos;
- Bafta 2021: indicado a Melhor Maquiagem & Cabelos;
- David di Donatello 2020: premiado como Melhor Design de Produção, Figurino, Maquiagem, Cabelos e Efeitos Visuais. Indicado ainda a Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Produção, Atriz Coadjuvante (Alida Baldari Calabria), Ator Coadjuvante (Roberto Benigni), Fotografia, Trilha Sonora, Montagem e Som;
- Sindicato dos Jornalistas de Cinema da Itália 2020: premiado como Melhor Direção, Ator Coadjuvante (Roberto Benigni), Design de Produção, Figurino, Montagem, Som e com o Troféu Guglielmo Biraghi - Menção Especial (Federico Ielapi). Indicado ainda a Melhor Filme, Produção e Trilha Sonora;
- European Film Awards 2021: indicado ao Prêmio do Público Jovem;
- Baseado na obra literária homônima escrita por Carlo Collodi;
- Toni Servillo foi considerado para o papel de Geppetto;
- Festival de Berlim 2020: seleção oficial;
- EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor Matteo Garrone;
O conto do boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade ganha seu turno na recente onda Live Actions. O rigor técnico talvez seja um dos pontos altos dessa recente produção. O filme, como será melhor observado adiante, opta pelas diretrizes da jornada melancólica. Para esse fim, fotografia e design de produção têm execuções admiráveis. E, apesar de a computação gráfica de alto nível aproximar-se cada vez mais de um padrão esperado do que de um diferencial, a recriação do boneco de madeira é competente. Detalhes como o ranger da madeira que acompanha as movimentações do personagem bem como os vícios na dicção são cativantes. Os caminhos possíveis para recontar um clássico são inúmeros. A proposta apresentada em 2021 possibilita o desenho de algumas alternativas: a primeira poderia ser a adoção do tom fabular numa combinação não necessariamente coesa de uma multiplicidade de episódios, o elo de coesão ficaria a cargo da magia encantadora. Ou ainda, seguir linhas mais dramáticas onde a sucessão de episódios densos e fantásticos doutrinam, numa lógica linear fluida, o personagem que aventura-se e aprende às custas da tentativa e erro. O que soaria incongruente, e justamente a escolha feita nessa versão, é a combinação da fragmentação episódica aleatória com uma forte demanda melancólica: ou seja, a combinação desarmônica de elementos das duas possibilidades mencionadas. O resultado é a apatia da positividade que poderia decorrer da interação com personagens como o grilo, fada ou até mesmo o pai. Isso não seria, a princípio, um erro. O olhar sombrio é uma via possível, mas deveria ser acompanhado de uma narrativa dramaticamente amarrada, não podendo portanto se valer da irreverência conciliadora de fartos episódios fantásticos. O que se vê são passagens que fracionam o drama com a permissividade da magia, mas que não correspondem à seriedade pressuposta para envelopar o clássico. Não empolgou.