Sinopse
Um boneco de madeira que deseja ser um garoto de verdade. Pinóquio aprende gradativamente sobre o mundo, na base da tentativa e do erro. A coragem inerente às crianças o fará ir cada vez mais na direção de seus sonhos.
Detalhes
Direção
Roteiro
Autoria
Elenco
Roberto Benigni |
Rocco Papaleo |
Federico Ielapi |
Massimo Ceccherini |
Marine Vacth |
Gigi Proietti |
Alida Baldari Calabria |
Alessio Di Domenicantonio |
Maria Pia Timo |
Davide Marotta |
Paolo Graziosi |
Massimiliano Gallo |
Gianfranco Gallo |
Teco Celio |
Maurizio Lombardi |
Guillaume Delaunay |
Claudio Gaetani |
Produção
Paolo Del Brocco |
Matteo Garrone |
Alainée Kent |
Anne-Laure Labadie |
Jean Abadie |
Alessi Lazzareschi |
Marie Gabrielle Stewart |
Jeremy Thomas |
Peter Watson |
Andrea Zoso |
Realização
Archimede |
Rai Cinema |
Le Pacte |
Trilha Sonora
Fotografia
Montagem
O conto do boneco de madeira que sonhava em ser um menino de verdade ganha seu turno na recente onda Live Actions. O rigor técnico talvez seja um dos pontos altos dessa recente produção. O filme, como será melhor observado adiante, opta pelas diretrizes da jornada melancólica. Para esse fim, fotografia e design de produção têm execuções admiráveis. E, apesar de a computação gráfica de alto nível aproximar-se cada vez mais de um padrão esperado do que de um diferencial, a recriação do boneco de madeira é competente. Detalhes como o ranger da madeira que acompanha as movimentações do personagem bem como os vícios na dicção são cativantes. Os caminhos possíveis para recontar um clássico são inúmeros. A proposta apresentada em 2021 possibilita o desenho de algumas alternativas: a primeira poderia ser a adoção do tom fabular numa combinação não necessariamente coesa de uma multiplicidade de episódios, o elo de coesão ficaria a cargo da magia encantadora. Ou ainda, seguir linhas mais dramáticas onde a sucessão de episódios densos e fantásticos doutrinam, numa lógica linear fluida, o personagem que aventura-se e aprende às custas da tentativa e erro. O que soaria incongruente, e justamente a escolha feita nessa versão, é a combinação da fragmentação episódica aleatória com uma forte demanda melancólica: ou seja, a combinação desarmônica de elementos das duas possibilidades mencionadas. O resultado é a apatia da positividade que poderia decorrer da interação com personagens como o grilo, fada ou até mesmo o pai. Isso não seria, a princípio, um erro. O olhar sombrio é uma via possível, mas deveria ser acompanhado de uma narrativa dramaticamente amarrada, não podendo portanto se valer da irreverência conciliadora de fartos episódios fantásticos. O que se vê são passagens que fracionam o drama com a permissividade da magia, mas que não correspondem à seriedade pressuposta para envelopar o clássico. Não empolgou.