Crítica
Leitores
Sinopse
Em Nova York, Travis Bickle, 26 anos, é um veterano da Guerra do Vietnã, solitário no meio da grande metrópole pela qual vagueia noite adentro. Quando começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite, nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.
Curiosidades
- Oscar 1977: indicado a Melhor Filme, Ator (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jodie Foster) e Trilha Sonora Original;
- Globo de Ouro 1977: indicado a Melhor Ator em Drama (Robert De Niro) e Roteiro Original;
- Festival de Cannes 1976: premiado com a Palma de Ouro de Melhor Filme;
- BAFTA 1977: premiado como Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster), Revelação Feminina (Jodie Foster) e Trilha Sonora. Indicado ainda a Melhor Filme, Direção, Ator (Robert De Niro) e Montagem;
- Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA 1977: premiado como Melhor Direção, Ator (Robert De Niro) e Atriz Coadjuvante (Jodie Foster). Indicado ainda a Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Harvey Keitel) e Fotografia;
- Directors Guild of America Awards 1977: indicado a Melhor Direção em Cinema;
- Writers Guild of America Awards 1977: indicado a Melhor Roteiro Original;
- Orçamento: US$ 1,3 milhão;
- Bilheteria EUA: US$ 28,4 milhões;
- Jodie Foster tinha apenas 12 anos na época das filmagens (assim como sua personagem), então nas cenas mais explícitas sua irmã mais velha, Connie Foster, de 19 anos, serviu como sua dublê de corpo;
- Dustin Hoffman foi o primeiro ator a ser convidado para o papel de Travis Bickle. Após ler o roteiro, ele recusou por "achar que Scorsese era louco" e que esse filme nunca seria feito. Posteriormente, ele declarou ter se arrependido dessa decisão;
- Paul Schrader escreveu o papel de Travis com Jeff Bridges em mente;
- Burt Reynolds declarou, em sua autobiografia, que foi convidado para o papel de Travis Bickle, mas recusou, e que essa teria sido uma das decisões mais estúpidas de toda a sua carreira;
- Harvey Keitel foi convidado, inicialmente, para o papel do funcionário da campanha política, personagem que ficou com Albert Brooks. Foi o próprio Keitel que preferiu interpretar o cafetão, mesmo que no roteiro original ele fosse descrito como negro e tivesse não mais do que cinco falas;
- Carrie Fisher, Mariel Hemingway e Michelle Pfeiffer estavam entre as atrizes cotadas para o papel de Iris, que ficou com Jodie Foster;
- Melanie Griffith era a primeira opção para o papel de Iris, mas sua mãe, Tippi Hedren, a fez recusar o convite;
- Brian De Palma foi considerado para assumir a direção;
- Meryl Streep foi convidada, mas recusou o papel de Betsy, que ficou com Cybill Shepherd;
- Mia Farrow se ofereceu para o papel de Betsy, mas Scorsese a recusou;
- Glenn Close, Goldie Hawn e Susan Sarandon fizeram testes para o papel de Betsy, mas não foram aprovadas;
- Rock Hudson foi considerado para o papel de Charles Palantine;
sinceramente, acredito que ninguém vá ler. mas mesmo assim, e motivando ainda mais meu comentário é o seguinte. este filme é uma bosta. gosto muito de filmes antigos, pelo conteúdo principalmente oque falta nos dias de hoje(?) não, na verdade se fazia tanta merda antigamente quanto agora. o engraçado é ver essas merdas se tornarem filmes " cult" oque faz a gente pensar, oque será considerado bom quando eu ficar velho. Já vi filmes muito melhores de mesmo autor, esse não tem nada de bom, é a ótica de um cara depressivo que faz merda e se safa. e só. talvez seja bom pra quem nunca passou por uma depressão... então talvez eu esteja redondamente enganado e esse filme é muito bom. em todo caso...
O filme recebeu quatro indicações ao Oscar, inclusive nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator. Entre as melhores citações da produção, selecionamos frases mais adequadas para o momento atual. “Os dias continuam. E nunca terminam.” Com a necessidade do distanciamento social, a rotina na quarentena pode deixar os dias arrastados e longos, assim como a rotina solitária de Bickle. “Vou me organizar melhor qualquer dia desses." Com o tempo livre, resultado da quarentena, manter a organização e produtividade é um desafio constante. “Não tem como fugir. Sou um homem solitário.” Depois de tanto tempo sem sair de casa, a saudade dos amigos e de ter contato com outras pessoas pode se tornar muito solitária. “Qualquer hora, qualquer lugar." No momento, não é possível sair com amigos, visitar familiares ou ir ao cinema, por exemplo. Só quando a quarentena acabar, sem dúvidas essa será a resposta a qualquer convite. “Um dia, uma tempestade limpará essa porcaria das ruas.” A frase de Bickle tem um contexto diferente, e é impossível não esperar por uma tempestade para levar o coronavírus embora, de uma vez por todas.
Gostei do comentário sobre o filme. Claro e com análises muito boas. Parabéns. Abs. Alexandre Vivacqua
Ótimo comentário
Bem,um filme icônico! Meio pesadão, mas muito produto da década de 70. Eu morador que sou do Rio de Janeiro há muitas décadas, vi este filme em Porto Alegre no longínquo ano de 1977. As cenas soturnas do táxi rodando pelas ruas de Nova Iorque e uma magnífica trilha sonora ao fundo já valiam o filme. E um Robert de Niro numa interpretação arrasadora.A paranoia do meio urbano em uma Nova Iorque decadente dos anos 70, tomada pelos inferninhos e pela pornografia muito típica daquela época, coisa também muito bem retratada em filmes como ¨Looking for Mrs Goodbar¨. Nova Iorque mudou muito décadas depois. Agora, a Nova Iorque da década de 70 foi o pano de fundo perfeito para o conflito entre um torturado motorista de táxi,Travis, uma prostituta inocente e uma mulher inalcançável, Cibyll Shepherd. Linda e estonteante na época.Um filme denso que demonstra como o meio urbano pode enlouquecer e alimentar a paranoia das pessoas. Apenas isto! O filme ficou na história!