Trem Noturno Para Lisboa
14 ANOS
112 minutos
-
Bille August
-
Night Train to Lisbon
-
2013
-
Alemanha / Suíça / Portugal
Crítica
7
Leitores
1 voto
6
Sinopse
Raimund Gregorius, um professor suíço, salva uma mulher portuguesa que se preparava para pular de uma ponte em Berna, na Suíça. Repentinamente, a mulher desaparece, deixando seu casaco para trás. No bolso de sua roupa esquecida, ele encontra um livro de um autor português, Amadeu do Prado, e um bilhete de trem para Lisboa com data desse mesmo dia. Ele resolve, então, sair de sua rotina e embarca rumo a um destino desconhecido.
Curiosidades
- Adaptação de obra escrita por Pascal Mercier;
- Academia Sophia de Cinema Português 2014: premiado como Melhor Atriz Coadjuvante (Beatriz Batarda), Direção de Arte e Maquiagem. Indicado ainda a Melhor Filme e Ator Coadjuvante (Adriano Luz e Marco d'Almeida);
- Orçamento: $ 7,7 milhões de euros;
- Vanessa Redgrave foi considerada para o papel de Adriana de Prado, que ficou com Charlotte Rampling;
Filme denso, sério. explora a natureza humana como ela realmente é em tempos difíceis, de opressão política e valores rígidos mas ultrapassa o sombrio de almas desgastadas pela opressão da época.. Vale a pena como reflexão e compreensão de um periodo sombrio de tempo que valores excepcionalmente rígidos em uma sociedade arcaica permeada de valores que transcendem liberdade de ser ou viver o que realmente valeria a pena, Quem se ateve ser diferente paga um preço alto.. reflexivo, vale a pena.
O que mais vale no filme é a poesia revolucionária daquele momento, um canto de liberdade, e os poemas de Amadeu sobre o existir. Nem nosso nascimento e nossa vida são fontes do acaso. Não existe acaso. Onde quer que estejamos, em lugares próximos ou distantes, nesta e noutra vida, ali já estivemos e apenas fomos nos reencontrar, nos reconhecer. É uma pista para o autoconhecimento, a partir do outro. Outra pessoa, outro lugar, outras missões. O outro é o caminho que nos leva a nós mesmos.
Gostei muito e fiquei impressionada com as mensagens que são mostradas no filme. Por isso pesquisei na NET por esse tal escritor português que nunca existiu, mas fica aqui meus parabéns pela história e filme.
Assisti a esse filme hoje e gostei, apesar de ter deixado a desejar em algumas cenas. O que pude entender, foi o homem em busca de si mesmo, através do personagem Raimund Gregorius vivido por Jeremy Irons. Esse vazio, todo ser humano o possui e procura de todas as formas, preenchê-lo, mas muitos são aqueles que deixam este mundo sem encontrar o seu verdadeiro enigma.
Rodrigo,acho que há equivoco de sua parte. Apesar do vai e vem do filme, gostei da história. Bem elaborada.
O filme é espetacular. Interessante como quando a gente gosta do filme, os críticos não gostam e vice-versa. Alguém poderia me explicar. Abraços.
Caro Rodrigo, amei o filme e a história genial, tocante, que me deixou inquieta. Sou filha de um grande escritor brasileiro com alguns livros editado em Portugal, onde também morei por dois anos. Por favor me diga como conseguir esse livro. Obrigada Heloisa Sales