Um Perfil para Dois
-
Stéphane Robelin
-
Un profil pour deux
-
2017
-
França / Bélgica / Alemanha
Crítica
Leitores
Sinopse
Pierre é um viúvo aposentado que ficou dois anos sem sair de casa. Ele então descobre as alegrias da internet graças a Alex,um jovem contratado por sua filha para lhe ensinar o básico da informática. Em um site de relacionamento, o velho senhor conhece a linda jovem Flora63 que, seduzida pelo romantismo de Pierre, decide se encontrar com ele. Pierre começa a sentir novamente o que é o amor. Mas seu perfil online ostenta uma foto de Alex e não a dele. Por isso, irá se esforçar para convencer o rapaz a ir encontrar com ela no seu lugar.
Crítica
Já faz parte da realidade de muitas pessoas buscar um relacionamento por meio da internet. Seja para durar uma noite ou uma década, a rede mundial de computadores permitiu que pessoas das mais diversas idades, origens e costumes encontrassem alguém com gostos parecidos e objetivos em comum. Mas e quando a paixão das conversas on-line esconde segredos? Se enganos já foram tema de muitas produções de suspense, chega a vez do bom humor francês dar a sua versão com o divertido Um Perfil para Dois, dirigido por Stéphane Robelin.
Assim como havia feito no ótimo E se Vivêssemos Todos Juntos? (2011), seu filme anterior, Robelin utiliza um protagonista idoso para falar de temas que permeiam todas as idades. Pierre, interpretado pelo veterano Pierre Richard, está com quase 80 anos e, desde a morte da esposa, não sai de casa. Seu contato com o mundo se resume às visitas da filha, sempre preocupada com coisas práticas, como alimentação e roupas, e sem tempo para escutar as questões do pai. Só que Um Perfil para Dois começa nos apresentando os antagonistas da história: Juliette, neta de Pierre, e Alex, um aspirante a escritor que irá se tornar seu namorado. E o romance que começa de maneira engraçadinha já passa na segunda cena para um cotidiano nada apaixonante.
Sustentado por Juliette, Alex mora com a sogra e acaba cedendo aos pedidos dela para que ensine seu pai a usar o computador. É o início da jornada na qual Pierre vai colocar em prática seu talento para a sedução. Ao conseguir um primeiro encontro, vem a complicação: Pierre usou a foto e a idade de Alex na hora de preencher seu perfil. Logo, Flora, sua pretendente, pensa que irá se encontrar com um homem da idade do rapaz. Incapaz de frustrar os sonhos da moça, ele faz a proposta para que o jovem se apresente em seu lugar. O que se segue é uma série de mentiras que acabam por fazer Alex se envolver com Flora no mundo real e Pierre seguir com os galanteios na web. Um Cyrano de Bergerac moderno, em que o nariz avantajado é substituído pela idade avançada.
Um Perfil para Dois tem a leveza das boas comédias românticas e não descamba para o piegas nem mesmo em seus monólogos repletos de lembranças de amores que já se foram. Seu roteiro é redondo, sem uma cena dispensável e sempre preocupado em colocar a piada no lugar certo. O elenco se mostra à vontade com seus personagens, em especial Pierre Richard, responsável pelas melhores tiradas dos diálogos, sempre equilibrando rabugice e poesia. Também não se pode esquecer de Fanny Valette, com seu carisma que remete a atrizes como Sophia Loren, combinando com o clima de “velhos tempos” de Pierre, sem abandonar o ar de mulher do seu tempo, deixando seu talento registrado numa das cenas finais, um desabafo filmado com criatividade. É impossível deixar a sessão sem sorrir diante das situações insólitas que passaram diante de nossos olhos. Todas feitas em nome da paixão e da vontade de manter o frio na barriga dos primeiros encontros sempre presente. Seja qual for a sua idade.
Últimos artigos deBianca Zasso (Ver Tudo)
- Henfil - 7 de outubro de 2018
- A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro - 14 de abril de 2018
- A Guerra das Crianças - 6 de abril de 2018
Muito boa matéria! Que beleza e delicadeza!
O Dialogo Final. Quem é a personagem nova que aparece e o que fica implicito ????