“Foi com muita alegria que recebi a notícia do prêmio de melhor figurino no 23o Prêmio Guarani, iniciativa tão importante e especial para o cinema brasileiro há mais de vinte anos. Muito honrada com este reconhecimento!
Joaquim foi um presente que Marcelo Gomes e João Júnior, diretor e produtor do filme, me deram quando me confiaram a construção deste figurino. Sou mineira, de Itabirito, região onde Joaquim José da Silva Xavier viveu e sofreu todo seu martírio. Poder mergulhar neste universo que me acompanhou deste a infância foi mágico. Muito aprendizado, trabalho árduo, mas sempre na união, harmonia e alegria de uma equipe linda e inesquecível!
Dedico este prêmio a toda equipe, a todo o elenco e, especialmente, à minha assistente, Lilian Butini e a meu estagiário, Rafael. Marcos Pedroso, meu mestre e diretor de arte, só agradeço, esse prêmio é seu também. Juntos fomos incríveis! Compartilho também com todos os indicados, especialmente, Kika Lopes, parceira da vida, e Ana Avelar, companheira da vida!
Parabéns a todos, estou muito feliz. Obrigada!”
Rô Nascimento
Premiada como Melhor Figurino por Joaquim
Histórico: indicada por Reis e Ratos (2012)