Recordes existem para ser quebrados, não é mesmo? Em 27 anos de Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, cinco filmes estavam, até o momento, empatados na posição de “maiores vitoriosos”, cada um com 9 conquistas: Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007), A Festa da Menina Morta (2008), O Palhaço (2011) e Aquarius (2016). Pois eis que, a partir de 2022, estão todos em uma segunda colocação neste ranking, pois foram superados pelo grande campeão deste ano: Marte Um (2022), de Gabriel Martins, que faturou inacreditáveis 11 categorias! O diretor é também o primeiro cineasta negro a ser premiado como realizador (e o quarto a ser indicado, após Jeferson De, André Novais Oliveira e Déo Cardoso). Para completar, este é ainda o único título em toda a história da premiação a se consagrar nas cinco categorias principais: Filme, Direção, Ator, Atriz e Roteiro! Um feito e tanto!
O 28o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro viu, também, pelo terceiro ano consecutivo uma atriz trans ser consagrada como Revelação Feminina. Tivemos também a terceira vitória da Inglaterra em Filme Estrangeiro (em dez indicações), e outra estreia importante: a categoria de Melhor Animação foi dividida em Animação em Longa-metragem e em Animação em Curta-metragem, privilegiando ainda mais o desenvolvimento da técnica animada no cinema nacional.
Ao todo mais de cinco dezenas de críticos de cinema de todo o Brasil participaram da votação (ver ao final desta galeria, em Academia Guarani de Cinema Brasileiro), a grande maioria membro das principais associações do gênero no país: ABRACCINE, ACCRJ, ACECCINE, ACCIRS, ACCPA, APCA e ACCiRN. Esta é, portanto, a maior a mais ampla premiação de cinema da crítica nacional. E a relação completa de vencedores, orgulhosamente, apresentamos agora: só clicar na seta acima à direita e conferir o melhor do cinema feito no Brasil em 2022!