A 10ª Edição do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino – acontece no Rio de Janeiro até o dia 28 de julho. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina, que busca viabilizar a realização de projetos e eventos relacionados ao desenvolvimento, promoção e difusão de igualdade de gênero, social e racial. O Festival promoveu, ao longo das 10 edições, o trabalho de mulheres no cinema e na cultura, incentivando o surgimento de novas diretoras e a participação das mulheres no mercado audiovisual.
Dentro da programação deste ano, o Femina apresenta as Competições Internacional e Brasileira. Mais de 800 filmes de todos os gêneros e de 65 países diferentes foram inscritos. As Mostras Competitivas apresentam 15 filmes cada, que concorrem em quatro categorias: Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino. Mostras Informativas também serão realizadas, totalizando a exibição de 115 filmes. Entre os longas exibidos estão Doméstica (2012), Margaret Mee e a Flor da Lua (2012), A Mão Que Afaga (2011), entre outros.
Além disso, a cada edição, o Festival escolhe uma personalidade feminina do cinema para ser homenageada. A escolhida deste ano é Patrícia Pillar, que realiza trabalhos como atriz e diretora. A sessão de homenagem acontece no dia 21, às 17h, com a exibição do documentário Waldick: sempre no meu coração (2009), sobre o cantor e compositor Waldick Soriano, dirigido pela homenageada. Zezé Mota e Betty Faria estão entre os nomes que já foram homenageados pelo Festival.
Completando a programação, o Femina apresenta o Seminário 2013, que esta sendo realizado em parceria com Grupo de Análises e Políticas Poéticas Audiovisuais – GRAPPA. O Grupo reúne pesquisadores que estudam as múltiplas relações entre a Antropologia e o Cinema, especialmente as articulações entre cinema, narrativas, memória e subjetividade. O Seminário tem como objetivo apresentar alguns trabalhos relacionados a três das seis linhas de pesquisa do GRAPPA: o cinema e marcadores sociais da diferença; contextos de produção, circulação e recepção de produções audiovisuais; e corpo e performance. As aulas iniciam hoje e encerram na sexta-feira.
O Femina acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barros, 25, Centro). Os ingressos para as sessões custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Estudantes e professores da rede pública estão isentos do pagamento de ingressos desde que estejam previamente agendados com os organizadores do Festival. A programação completa está disponível no site www.feminafest.com.br/2013/programacao/
Fonte: Femina
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário