De 30 de julho a 5 de agosto, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresentará sua 10ª edição, com uma programação que inclui as produções mais recentes da região, e contando ainda com homenagens aos cineastas Hector Babenco e Lírio Ferreira.
No total, serão 111 filmes representando 22 países da América Latina e do Caribe. Entre eles, estão Ato, Atalho e Vento (2015) (na foto ao lado), de Marcelo Masagão (filme que abre o festival para convidados, no dia 29 de julho), Sermão dos Peixes (2015), de Cristiano Burlan, Trago Comigo (2015), filme de Tata Amaral em pré-estreia mundial , e As Fábulas Negras (2015), que conta com a direção de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Outros destaques são os inéditos no Brasil As Insoladas (2014), filme argentino de Gustavo Taretto, mesmo diretor do cultuado Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2005), e a co-produção Chile/Argentina exibida no Festival de Berlim Mar (2014). A programação completa pode ser encontrada no site oficial do Festival, clicando aqui.
Na página também podem ser encontradas as programações das mostras dedicadas a Hector Babenco e ao brasileiro Lírio Ferreira, homenageados do festival. Da filmografia de Ferreira serão exibidos 13 filmes, incluindo seu mais recente, Sangue Azul (2014). Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia (1977), o vencedor do Oscar O Beijo da Mulher Aranha (1985) e Carandiru (2003) (imagem abaixo) são alguns dos filmes do argentino Hector Babenco que serão exibidos.
Duas mostras estão reservadas para documentários. A Docs Musicais América Latina exibirá 12 filmes, entre os quais estão os brasileiros Sabotage: O Maestro do Canão (2015) e My Name Is Now, Elza Soares (2014). A DocTV Latinoamérica terá sua quarta temporada dentro do Festival Latino-Americano de São Paulo, sempre exibindo filmes documentais produzidos no continente.
A Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect apresentará sua 8ª edição dentro do Festival, com curtas e médias-metragens de graduação de instituições do gênero. Ciba é a divisão ibero-americana do Cilect (Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et Télévision), entidade que reúne instituições de ensino superior de audiovisual. Neste ano, participarão 43 filmes. Do Brasil saem títulos da Academia Internacional de Cinema, ECA/USP, FAAP, Senac, PUC-Rio, PUC-RS, Unicamp, Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Pará. O grande destaque é o gaúcho Nua por Dentro do Couro (2014), dirigido por Lucas Sá e estrelado por Gilda Nomacce, curta-metragem que foi selecionado para o Festival de Brasília.
Os locais e os horários da exibição dos filmes e as informações sobre seminários e outras atividades também estão disponíveis no site oficial.
(Fonte: ATTi Comunicação)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário