20240611 100 dias papo de cinema

Está marcado para o dia 15 de julho o início das filmagens de 100 Dias, produção baseada em fatos que levará às telonas e telinhas um feito histórico protagonizado pelo brasileiro Amyr Klink. Baseado no livro Cem Dias Entre Céu e Mar, o longa-metragem contará as histórias em torno da aventura que levou o explorador brasileiro a ser a primeira pessoa capaz de atravessar o oceano Atlântico Sul a bordo de uma embarcação a remo. E quem vai interpretar o protagonista nesta empreitada é Filipe Bragança, ator que está atualmente em cartaz com outro filme biográfico, Meu Sangue Ferve Por Você (2024), no qual encarna Sidney Magal. Com previsão de lançamento para 2025 nos cinemas brasileiros, 100 Dias terá direção de Carlos Saldanha, conhecido pelas animações da saga A Era do Gelo, Rio (2011), O Touro Ferdinando (2017) e, mais recentemente, por Harold e o Lápis Mágico (2024).

20240611 100 dias papo de cinema 2
Carlos Saldanha, Amyr Klink, Filipe Bragança e a produtora Justine Otondo. Foto/Adriano Vizoni

LEIA MAIS
Ilha da Conceição :: Novo documentário de Liliane Mutti começa a ser rodado em Niterói
Quatro Meninas :: Começam no Rio de Janeiro as filmagens da história de época
Alumbramentos :: Começam as filmagens do curta documental sobre folclore potiguar

A travessia representada no filme aconteceu em 1984. Amyr Klink começou a jornada solitária em um pequeno barco a partir da costa da Namíbia, na África, e desembarcou na costa da Bahia cem dias depois. Ao todo, o percurso foi de quase sete mil quilômetros. Ao longo de mais de três meses, ele passava cerca de oito horas remando diariamente, além disso preparando refeições, descansando e mantendo contato com a vida marinha que o circundava. De acordo com o material enviado à imprensa, 100 Dias “é uma narrativa de autodescoberta em que um jovem luta consigo mesmo e contra a sombra de um pai autoritário”. Estão confirmados na equipe do filme: Elena Soarez e Thais Tavares no roteiro; Marcela Altberg no casting; Rodrigo Monte na direção de fotografia; e Cassio Amarante na direção de arte. A produção é liderada por Justine Otondo, João Queiroz e Paula Cosenza.

20240611 100 dias papo de cinema 3
Barco usado por Amyr Klink na travessia do Atlântico Sul em 1984. Foto/Prefeitura de Cubatão
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *