Categorias: BastidoresNotícias

100 Dias :: Encerradas as filmagens do longa sobre Amyr Klink

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Conhecido internacionalmente por suas expedições marítimas, o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink ganhará filme no qual sua maior empreitada será destaque. Em 100 Dias, cujas filmagens foram encerradas na última quarta-fera, 18, os espectadores poderão conferir uma versão dramatizada da grande aposta de Klink no ano de 1984: atravessar o perigoso Oceano Atlântico em um barco a remo.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

A travessia – que deu origem ao popular livro “Cem Dias Entre Céu e Mar”, escrito por Amyr e lançado em 1985 – rendeu fama ao navegador pela ousadia. Mas, segundo o próprio em diversas entrevistas, “a aventura foi muito bem calculada”.

ENTENDA A EXPEDIÇÃO

Klink começou a jornada solitária em um pequeno barco a partir da costa da Namíbia, na África, e desembarcou na costa da Bahia, Brasil, 100 dias depois. Ao todo, o percurso foi de quase sete mil quilômetros. Ao longo de mais de três meses, ele passava cerca de oito horas remando diariamente, além disso preparando refeições, descansando e mantendo contato com a vida marinha que o rodeava. Segundo material enviado à imprensa, 100 Dias “é uma narrativa de autodescoberta em que um jovem luta consigo mesmo e contra a sombra de um pai autoritário”. 

Amyr Klink em 1984

Posteriormente, em dezembro de 1989, Amyr realizou a primeira de suas 15 viagens à Antártica em um veleiro construído por ele mesmo, o Paratii, e passou 642 dias na região, preso no gelo da Baía Dorian. A seguir, saiba mais sobre os responsáveis por dramatizar tal história.

LEIA MAIS
Oscar 2025 :: Anunciados os 6 filmes pré-selecionados para representar o Brasil
O Último Trem de Hiroshima :: James Cameron anuncia que fará filme baseado em best-seller
Pajubá :: Começam as filmagens do longa com equipe 100% trans

O CAPITÃO E O MARINHEIRO

O responsável por comandar o longa será Carlos Saldanha, cineasta brasileiro conhecido pelas animações Rio (2011) e O Touro Ferdinando (2017), além, é claro, de ser um dos idealizadores da saga A Era do Gelo. Já o papel de Klink ficará com Filipe Bragança, ator de projetos como Dom (2021-)Meu Sangue Ferve Por Você (2023).

Filipe Bragança em 100 Dias. Foto: Fabio Braga

Produzido pelo Ventre Studios, com coprodução da Star Original Productions, o título conta com Elena Soarez e Thais Tavares como roteiristas. Já a produção é liderada por Justine Otondo, João Queiroz e Paula Cosenza. A previsão de estreia nos cinemas é para 2025.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre 100 Dias? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br