Após passar pela 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2024), chegou a hora de outra praça conhecer o mais novo projeto da série de livros 100 Filmes Essenciais, idealizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Desta vez, a entidade desembarca em Porto Alegre, no dia 28 de abril, a partir das 17h, na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085), para o segundo lançamento de Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes. A estreia integra as atividades do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2024, com sessão de autógrafos. Segundo revelado pelos responsáveis, a publicação nasce de um desejo de “ampliar os estudos acerca desse gênero narrativo, com um recorte abrangente e introdutório, artigos de cunho histórico e abordagens críticas sobre esse universo”.
LEIA MAIS
– Editor do Papo de Cinema oferece curso sobre História do Cinema Brasileiro
– The Island Between Tides :: Diretores canadenses vêm ao Brasil para apresentar o filme
– Caça-Fantasmas :: Em São Paulo, exposição gratuita celebrará 40 anos da saga
Ainda conforme revelado, À Meia Noite Levarei sua Alma (1964), de José Mojica Marins, é o destaque da lista. Produção que inaugurou o gênero de horror no Brasil e trouxe ao mundo o personagem Zé do Caixão, o longa foi escolhido como o melhor filme do cinema fantástico brasileiro, de acordo com levantamento inédito feito pela Abraccine e que serviu de baliza para o livro em questão. Aliás, quem estampa a arte do projeto é o próprio Marins. Confira abaixo:
Vale lembrar que, antes deste, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema já lançou 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2017), Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais (2018) e Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2019). A mais nova proposta da associação, que conta com capítulos escritos por nossos editores Robledo Milani e Marcelo Müller, pode ser adquirida – em livrarias físicas e também no link – pelo valor de R$ 90,00.