Este é o 12ª ano do FICI, que já exibiu mais de 800 filmes a um público que superou 1,5 milhão de espectadores. Em 2015, serão exibidos mais de 100 filmes de 25 países. A programação completa, tanto das sessões quanto das oficinas, pode ser conferida no site oficial do evento, clicando aqui. Na página, também estão disponíveis as informações sobre valores dos ingressos e formas de pagamento.
Em 2015, o Prêmio Brasil de Cinema Infantil terá sua 8ª edição. Foram 167 filmes inscritos, dos quais 19 foram selecionados. Além deste prêmio, o festival exibirá curtas-metragens em mostras competitivas, elegendo os melhores curtas de live-action, animação e da Mostra Teen.
No Programa Internacional do FICI serão exibidas a ficção belga Labirinto: O Desafio Final (2014), de Douglas Boswell e a animação indicada ao Oscar A Canção do Oceano (2014), de Tomm Moore. O trabalho do diretor será homenageado no FICI que, além de seu mais recente filme, apresentará também seu primeiro longa, também indicado ao Oscar Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (2009). A animação francesa Asterix e o Domínio dos Deuses (2014), de Louis Clichy e Alexandre Astier, completará o Programa Internacional com exibições em 3D.
A mostra Panorama Brasil exibirá produções recentemente lançadas em nosso país, como As Aventuras do Avião Vermelho (2013) e O Segredo dos Diamantes (2014), de Helvécio Ratton, diretor de Menino Maluquinho: O Filme (1994), que fará parte do programa Clássico Brasil – Especial 20 Anos. Além de clássicos e produções recentes do cinema brasileiro, o 13° FICI também exibirá lançamentos do cinema mundial, como Operação Big Hero (2014), Os Pinguins de Madagascar (2014), Cada um na sua Casa (2014), Os Boxtrolls (2014), Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água (2015), Divertida Mente (2015 – imagem abaixo), entre outros.
Em São Paulo, o projeto A Tela na Sala de Aula, será realizado entre os dias 28 de setembro e 1° de abril. Exclusiva para alunos da rede pública, a mostra exibirá filmes de diversas nacionalidades. O intuito desta programação é oferecer filmes que sirvam aos professores e professoras como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possuirá um caderno pedagógico, com sugestões de atividades criadas a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e divididas por segmentos escolares (da educação infantil ao ensino médio), e será disponibilizado gratuitamente no site do FICI.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival Internacional de Cinema Infantil)