13º ANIMAGE :: Festival de animação acontece em outubro no Recife

Publicado por
Marcelo Müller

Estará no Recife no mês de outubro? Então, uma das grandes pedidas é conferir a 13ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, evento com programação gratuita que acontece de 03 a 08 de outubro, ocupando salas de cinema do Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81), Cinema da Fundação Derby (Rua Henrique Dias, 609) e Cinema da UFPE (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária). ​​“O festival segue firme em seu propósito de apresentar o melhor da animação produzida no Brasil e no mundo, obras que provoquem experiências transformadoras, que dialoguem com adultos e crianças. A proposta do ANIMAGE é apresentar um conteúdo arrojado, que justifique sua posição entre os os mais relevantes festivais de cinema do país”, comenta Antonio Gutierrez, diretor do evento.

LEIA MAIS
Festival do Rio 2023 :: Anunciados os filmes de abertura e encerramento
Festival Varilux 2023 :: Confirmadas as datas da 14ª edição do evento
Festival Internacional Mulheres no Cinema 2023 :: Inscrições abertas à 3ª edição do evento

A 13ª edição do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco terá sete longas-metragens, 128 curtas-metragens, 10 sessões da Mostra Competitiva, seis mostras especiais, uma masterclass e um bate-papo. São 135 filmes, de 45 países (28 destas produções são brasileiras), distribuídos em 38 sessões. Um dos destaques da programação é a exibição do primeiro longa-metragem do celebrado animador brasileiro Marcelo Marão, Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023) – o artista estará no evento e fará um bate-papo com o público depois da sessão inaugural. Marão também ganhará uma mostra retrospectiva de sua carreira no evento.

Bizarros Peixes das Fossas Abissais

O 13º ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco terá, além das Mostras Competitivas, a Mostra Argentina Our Fest (curtas argentinos em stop-motion), a Mostra Hermína Týrlová (dedicada a uma grande artista da República Tcheca), a Mostra Africana (filmes de diferentes contextos do continente africano), a Mostra Brasil (com filmes dos quatro cantos do nosso país) e a Mostra Erótica (curtas que exploram várias perspectivas do erotismo). Além disso, a diretora alemã Katrin Rothe compartilhará seu processo de criação do seu longa Johnny & Me (2023) na masterclass intitulada Animação Cut Out e Política, no dia 08/10, com recursos de tradução simultânea.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.