Entre os dias 10 e 15 de abril acontece o 14º Cine Esquema Novo: Arte Audiovisual Brasileira. Este ano, em adequação às medidas sanitárias, o festival ocorre de maneira totalmente online e gratuita, por meio do site oficial. Na Mostra Competitiva Brasil, a equipe de curadores formada por Dirnei Prates, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Vinícius Lopes selecionou 31 obras, entre 395 inscritos.
No entanto, havia o desejo de abrir um novo espaço para contemplar a diversidade de obras inscritas: “A Mostra Competitiva recebe muitas inscrições a cada edição, e sempre encontramos filmes abrangentes e contundentes que trilham outros caminhos para além da proposta desta mostra do CEN. São obras que fazem brilhar nossos olhos, que nos provocam e nos emocionam. Temos muito carinho por esses filmes e queremos mostrar para o público, por isso criamos a Mostra Outros Esquemas”, explicam em comunicado à imprensa.
LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva
Mulher Oceano :: “As culturas brasileira e japonesa têm muito em comum”, explica Djin Sganzerla
15º Fest Aruanda :: Glauber, Claro é consagrado com cinco prêmios
Por isso, o Cine Esquema Novo escolheu 12 filmes para a seleção não-competitiva da Mostra Outros Esquemas, sendo a metade assinados por cineastas mulheres. Este recorte inclui alguns dos títulos mais premiados do último ano, a exemplo de King Kong en Asunción, que venceu o último Festival de Gramado, Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, premiado na Mostra de Tiradentes, Glauber, Claro, vencedor do Fest Aruanda, e Mulher Oceano, vencedor do Cine PE 2020. Descubra a lista completa da Mostra Outros Esquemas:
Dois Homens ao Mar, de Gabriel Motta
Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney
Eu, um Outro, de Silvia Godinho
Glauber, Claro, de Cesar Meneghetti
Homens Invisíveis, de Luis Carlos Fontes de Alencar Filho
King Kong en Asunción, de Camilo Cavalcante
Mulher Oceano, de Djin Sganzerla
Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero
O que Pode um Corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
Pega-se Facção, de Thais Braga
Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno
Zabé do Cariri, de Beth Formaggini
Os títulos estarão disponíveis durante a integralidade do evento, sem restrições de horário. Além da exibição de filmes, o evento prevê a organização de seminários, debates, projeções urbanas e oficinas, todos em formato virtual. Você descobre todas as informações no site do Cine Esquema Novo.