20201119 festival 16mm papo de cinema

A pandemia do Covid-19 continua impondo restrições ao audiovisual. Diversos festivais migraram e continuam migrando parcial ou totalmente ao online em virtude das recomendações contra aglomerações. Um dos eventos que pensaram essa reinvenção no modo híbrido foi o 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, que neste ano tem sua segunda edição. De 22 a 29 de novembro, ele será realizado virtualmente – no site 1666.mundoemfoco.org. Já nos dias 20 e 21 haverá sessões especiais ao ar livre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo). A programação prevê debates, lives e masterclass.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra
DIGO 2020 :: Festival online de Gênero e Sexualidade vai até 20 de novembro
9º CachoeiraDoc confirma datas e abre inscrições para oficinas online

Realizado pelo Coletivo Mundo em Foco, o 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm surgiu do interesse de valorizar as produções feitas majoritariamente em bitola 16mm. De acordo com os organizadores, “o nome do evento faz alusão à janela de exibição 1:66, característica do formato de 16mm e ao número da besta (666). Assim, reunimos no festival, filmes endiabrados em tempos apocalípticos, como resistência à imagem digital hegemônica, manipulação transgressora da matéria, usos impróprios, experimentações formais. Decretaram seu fim, anunciaram sua morte e eis que essa ferramenta continua sendo usada para falar sobre o mundo. O Filme é um produto animal, vegetal e mineral”.

Na edição 2020, o evento foi divido em quatro mostras principais: Mostra Contemporânea (com filmes selecionados a partir de inscrição ou convidados); Super 8 Carioca + Filmes de Oficina (programa especial realizado em parceria com o Festival Super-OFF); Cinema Amador JB/Mesbla (sessão curada por Lila Foster para retomar a importância dos filmes realizados no contexto do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla); e por fim, a Retrospectiva Jom Tob Azulay (homenagem ao cineasta). A programação completa do 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm pode ser conferida aqui

20201119 festival 16mm papo de cinema 2

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *