16º CineBH :: Evento mineiro começa com performance, homenagem e pré-estreia

Publicado por
Marcelo Müller

Começa nesta terça-feira, 20, e vai até o dia 25 deste mês na capital mineira o 16º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Ao todo, serão exibidos no evento 116 filmes nacionais e internacionais (45 longas e 71 curtas). São produções que vêm de 22 países (internacionais) e 19 estados brasileiros (nacionais). A programação é completamente gratuita e contempla ainda debates, rodas de conversa, sessões comentadas, workshops e masterclasses, oficina, labs de roteiro, mostrinha, sessões cine-escola, encontros de negócios e atrações artísticas que ocupam 11 espaços da cidade. E o Papo de Cinema está alojado em Belo Horizonte para conferir tudo de perto e trazer tudo para vocês. A abertura do evento acontece nesta terça-feira, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro), a partir das 20h. Na ocasião festiva e inaugural, será apresentada a temática da Mostra “Cinema Latino-Americano: Quais as Imagens da Internacionalização?”, e ainda acontecerá a homenagem à atriz mineira Rejane Faria, um dos destaques de filmes como Marte Um (2022).

Rejane Faria e Carlos Francisco em cena de “Marte Um”

LEIA MAIS
Cobertura :: 16º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2022)
Cobertura :: 29º Festival de Cinema de Vitória (2022)

A noite de abertura do 16º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte contará ainda com uma performance criada e dirigida por Chico de Paula e com roteiro de Chico e Raquel Hallak. Participam o músico Acauã Ranne, o grupo percussivo Agbara, a cantora Claudia Manzo, o coletivo hip hop U-Manas, o coletivo de dança Grupo Identidade, a multi-instrumentista Nath Rodrigues, a atriz e cantora Lira Ribas, o bloco carnavalesco Samba Queixinho e o artista visual Rafael Cançado. Na sequência será a vez de o cinema tomar o seu lugar de direito na ocasião com a exibição em pré-estreia do documentário Os Ossos da Saudade (2021), documentário dirigido por Marcos Pimentel, cujas filmagens aconteceram em vários países. Há alguns anos, o projeto do filme esteve no Brasil CineMundi, parte importante do Cine BH como ponto de encontro e fomento de iniciativas em desenvolvimento. E renovamos o convite: fique ligado aqui no site para saber tudo sobre o 16º CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Enquanto o evento não começa, fique com o trailer de Os Ossos da Saudade.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.