Um dos eventos mais tradicionais do calendário cinematográfico na região nordeste, o 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro anunciou a abertura de inscrições para curtas e longas-metragens, até as 23h59 do dia 20 de agosto. O processo para a edição 2021 é gratuito, e a ficha de inscrição se encontra na página oficial do evento.
Este ano, os organizadores retomam as exibições presenciais na Rede Cinépolis do Manaíra Shopping, entre os dias 9 e 15 de dezembro. Os realizadores podem enviar seus projetos para as categorias Longa-metragem Nacional, Curta-metragem Nacional, Sob o Céu Nordestino (dentro da qual se encontram Curtas Paraibanos e Longas Paraibanos), TV Universitária, Videoclipe, TCC e Peça Publicitária.
LEIA MAIS
VI Cine Jardim :: Inscrições abertas para oito oficinas gratuitas de cinema
45ª Mostra de São Paulo prorroga inscrições até 31 de julho
1ª Mostra Cinesolar abre inscrições para curtas infantojuvenis das periferias
A curadoria é efetuada pelos críticos de cinema Marcus Mello e Amilton Pinheiro, membros da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. “Queremos destacar a diversidade temática, geográfica e estética dos filmes que recebemos nos últimos anos, que atesta a qualidade e criatividade dos seus realizadores”, declaram em nota à imprensa.
Em 2020, o grande vencedor foi o longa-metragem Glauber, Claro (2020), documentário de César Meneghetti, além do curta-metragem A Profundidade da Areia (2019), de Hugo Reis. Na Mostra Sob o Céu Nordestino, foram recompensados com o prêmio de melhor filme o longa-metragem King Kong en Asunción (2020), de Camilo Cavalcante, e o curta-metragem Remoinho (2020), de Tiago A. Neves.