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Últimos dias para conferir o melhor do cinema da velha bota! Isso porque o 16º Festival de Cinema Italiano está entrando em sua última semana de exibições. Até o dia dia 05 de dezembro, através da plataforma oficial do evento, o público pode assistir uma seleção de 16 produções inéditas, totalmente gratuitas. Além da mostra principal, 16 clássicos estão disponíveis na retrospectiva As Mais Belas Trilhas Sonoras do Cinema Italiano. Os longas inéditos estão concorrendo ao Prêmio Pirelli, concedido ao filme mais visto pelo público, que será anunciado no encerramento do festival, que acontecerá no sábado, dia 06 de dezembro, apenas para convidados.

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Vale lembrar que os 16 filmes concorrentes transitam em temas e gêneros, abordando questões como relações familiares, como Deixe-me ir (2020), de Stefano Mordini, protagonizado por Stefano Accorsi e Valeria Golino, até releituras de personagens clássicos, como Todos por 1 – 1 Por Todos (2021), que adapta os populares mosqueteiros de Alexandre Dumas, numa versão cômica, e trazendo Pierfrancesco Favino e Margherita Buy no elenco. Também faz parte do festival Com todo o coração (2021), de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália em 2021.

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Em seguida, a retrospectiva As Mais Belas Trilhas Sonoras do Cinema Italiano lança ao público filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni. O destaque da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini, Sergio Leone e Dario Argento. Confira a relação de títulos abaixo:

MOSTRA CONTEMPORÂNEA
Deixe-me Ir, de Stefano Mordini
A Terra dos Filhos, de Claudio Cupellini
Blackout Love, de Francesca Marino
Com todo meu Coração, de Vincenzo Salemm
Uma Relação, de Stefano Sardo
As Coisas que Restam, de Giorgio Verdelli
Como um Gato na Marginal: Retorno a Coccia di Morto, de Riccardo Milani
Todos Por 1 – 1 Por Todos, de Giovanni Veronesi
Ela Ainda Fala Comigo, de Pupi Avati
O Grande Silêncio, de Alessandro Gassmann
Ar Parado, de Leonardo Di Costanzo
Governança, de Michael Zampino
Bem-Vindo à Veneza, de Andrea Segre
Morrison Café, de Federico Zampaglione
Os Nossos Fantasmas, de Alessandro Capitani
Lovely Boy, de Francesco Lettieri

 

MOSTRA ONLINE, RETROSPECTIVA
As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano

O Pássaro das Plumas de Cristal, de Dario Argento
Era uma vez na América, de Sergio Leone
O Prefeito de Ferro, de Pasquale Squitieri
Mimi, o Metalúrgico, de Lina Wertmüller
Advertência, de Damiano Damiani
Respiro, de Emanuele Crialese
Os Palhaços, de Federico Fellini
Rei de Nápoles, de Luigi Magni
Adeus, Irmão Cruel, de Giuseppe Patroni Griffi
Histórias do Submundo, de Carlo Lizzani
Tomara que seja Mulher, de Mario Monicelli
Amor e Anarquia, de Lina Wertmüller
O Médico e o Charlatão, de Mario Monicelli
Histórias de Amor Que Não Pertencem a Este Mundo, de Francesca Comencini
O Atentado, de Yves Boisset
O Anônimo Veneziano, de Enrico Maria Salerno

 

FILME COM ACESSIBILIDADE
Viva a Liberdade, de Roberto Andó

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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

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