16º Festival de Cinema Italiano :: Evento começa hoje com destaques do Festival de Veneza

Publicado por
Marcelo Müller

O Festival de Cinema Italiano no Brasil chega em 2021 à sua 16ª edição. Os apaixonados pelos filmes de um dos países mais tradicionalmente cinematográficos da Europa poderão conferir 16 produções recentes e 16 clássicos do passado numa programação que acontecerá presencialmente e online. Para quem estiver em São Paulo, a boa pedida vai ser conferir entre os dias 05 e 12 de novembro os longas-metragens inéditos na telona do Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo). Serão apresentados filmes de jovens realizadores, de veteranos, documentários e exemplares que honram a tradição do cinema de gênero do país do Velho Continente. Mas, o evento também contará com uma edição online, em cartaz no site oficial (que pode ser acessado aqui), entre os dias 05 de novembro e 05 de dezembro. Nele, serão disponibilizados online e gratuitamente os 16 filmes inéditos e mais 16 clássicos que fazem parte da retrospectiva As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano (exclusividade da versão online). A programação completa você pode conferir na primeira notícia relacionada abaixo.

LEIA MAIS
16º Festival de Cinema Italiano :: Confira tudo sobre o evento com sessões presenciais e online
Festival de Cinema Italiano 2021 começa em 5 de novembro, em formato híbrido
Festival de Veneza 2021 :: Drama francês Happening vence o Leão de Ouro

Destaque: Oito filme inéditos que foram exibidos no Festival de Veneza 2021
Uma das vedetes do 16º Festival de Cinema Italiano será a exibição de oito longas-metragens inéditos no Brasil e que estiverem em diversas mostras do Festival de Veneza deste ano. Portanto, será uma oportunidade e tanto para conferir esses exemplares que figuraram recentemente num dos mais tradicionais eventos cinematográficos do mundo. Dentre eles, o grande destaque é Lovely Boy (2021), filme que rendeu ao seu diretor, Francesco Lettieri, uma distinção no Festival de Veneza como jovem talento em ascensão. Também estiveram em Veneza: O Grande Silêncio, de Alessandro Gassmann, Bem-Vindo à Veneza, de Andrea Segre, Os Nossos Fantasmas, de Alessandro Capitani, Uma Relação, de Stefano Sardo, Ar Parado, de Leonardo Di Costanzo, e Deixe-me Ir, de Stefano Mordini, e As Coisas que Restam, de Giorgio Verdelli. Fique ligado aqui no Papo de Cinema para notícias diárias sobre o 16º Festival de Cinema Italiano, um evento imperdível, seja presencialmente ou no âmbito online. Bora?

Cena de “Lovely Boy”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
Publicado por
Marcelo Müller