A 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa hoje e segue na cidade histórica mineira até o próximo dia 31. Exibe 128 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais (37 longas e 91 curtas), em 59 sessões de cinema e reúne mais de 500 profissionais do audiovisual e um publico estimado em mais de 30 mil pessoas para participar da programação intensa e gratuita que acontece em três espaços da cidade – Largo das Fôrras que recebe a instalação do Cine BNDES na Praça, no Largo da Rodoviária que sedia o Cine-Tenda (600 lugares) e no Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves, que recebe a sede o evento e oferece um espaço de exibição, o Cine-Teatro Sesi.
A abertura da Mostra será a partir das 21h, no Cine-Tenda, com homenagem à atriz paraense Dira Paes e contará com a pré-estreia do inédito Órfãos do Eldorado (PA), de Guilherme Coelho. No encerramento da mostra, a premiada produção mineira Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira, será a atração.
A temática deste ano propõe uma reflexão sobre o momento atual do cinema contemporâneo e pergunta: “Qual o lugar do cinema hoje?”. Em tempos de novas e infindáveis tecnologias, quando distrações das mais variadas e elaboradas dominam a atenção das pessoas em meio a câmeras e aparatos de todo tipo e uma infinidade de possibilidades de visão e registro, como inserir uma produção mais autoral e exigente, que dependa de atenção e entrega, sendo distinta dos verdadeiros parques temáticos que se tornaram as grandes produções atuais exibidas em cinemas de shopping centers?
Entre os seis títulos da Mostra Transições, estão filmes com carreiras em franca consolidação, como Obra (SP), primeiro longa-metragem de Gregorio Graziosi, exibido no Festival de Toronto e no encerramento do 5ª Brasil CineMundi, dentro da programação da 8ª CineBH, no ano passado; Casa Grande (RJ), de Fellipe Barbosa, que circulou por dezenas de festivais internacionais; Brasil S/A (PE), de Marcelo Pedroso, ganhador dos prêmios de direção, roteiro, trilha sonora, som e montagem no Festival de Brasília, em setembro de 2014; Com os Punhos Cerrados (CE), de Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti e exibido no Festival de Locarno; A Despedida (SP), de Marcelo Galvão, premiado com troféus de direção, ator (Nelson Xavier), atriz (Juliana Paes) e fotografia no Festival de Gramado; e O Tempo não Existe no Lugar em que Estamos (MG), de Dellani Lima, em pré-estreia nacional.
O veterano Luiz Rosemberg Filho fará a pré-estreia de seu mais recente longa, Dois Casamentos (RJ). Mais um grande nome, Domingos Oliveira, vem com filme novo, Infância (RJ). Os outros dois longas selecionados são Revoada (BA), de José Umberto Dias, e A Batalha da Maria Antônia (SP), de Renato Tapajós.
A Mostrinha, dedicada à programação infantil, as crianças poderão assistir a várias aventuras que têm feito muito sucesso no Brasil: a coprodução com a França Amazônia, de Thierry Ragobert; a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu; e os mineiros O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza, e O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton.
Confira todos os filmes que participarão do festival, horários e mostras no site http://www.mostratiradentes.com.br/.
(Fonte: Universo Produção)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário