18º FICI: Festival Internacional de Cinema Infantil anuncia edição online

Publicado por
Bruno Carmelo

Em adequação aos tempos de pandemia, o 18º FICI: Festival Internacional de Cinema Infantil anunciou a sua primeira edição totalmente online, com sessões gratuitas. Entre os dias 09 de outubro e 02 de novembro, serão apresentados mais de cem filmes, divididos em curtas-metragens, médias-metragens e longas-metragens, além de séries de televisão, organizados em quinze salas temáticas para faixas etárias distintas.

Enquanto a programação completa não é anunciada, os organizadores já divulgaram em paralelo a Mostra Melhores do FICI, com títulos que se destacaram em edições passadas, a exemplo de Alfie, o Pequeno Lobisomem (Holanda, 2011), e Do Meu Tamanho (Alemanha, 2016). Já a Mostra Melhor da Telinha se concentra nas séries de televisão brasileiras, como Sapo Xulé, Astrobaldo e Meu Irmão Nerd.

LEIA MAIS
Miraculous World: Nova Iorque, Heróis Unidos :: Filme infantil estreia no Telecine
Turma da Mônica: Laços ultrapassa a marca de dois milhões de espectadores
Tito e os Pássaros :: Entrevista exclusiva com Gustavo Steinberg

 

Imagem do filme A Pedra Queima. Foto: Divulgação.

 

Em parceria com o Telecine, o FICI exibe produções voltadas ao público familiar que se destacaram no circuito comercial, como Turma da Mônica: Laços (2019), Dora e a Cidade Perdida (2019), D.P.A. 2: O Mistério Italiano (2018) e Tito e os Pássaros (2018). Em paralelo, o evento organiza o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, com 28 curtas-metragens escolhidos entre os 153 inscritos. Os vencedores serão eleitos pelo júri e pelo público.

Além da exibição de filmes, o festival abriga o Fórum Pensar a Criança, apresentando debates em torno de duas vertentes: as narrativas, linguagens e produção audiovisual, e também a primeira infância, com falas de neurocientistas que permitem compreender melhor as transformações do cérebro durante o crescimento.

A principal novidade do FICI em 2020 consiste na criação de uma plataforma permanente de streaming, associada à Copacabana Filmes, de Carla Camurati, criadora e diretora do festival. Algumas salas temporárias serão abertas para a 18ª edição, no entanto, o serviço disponibilizará filmes, espetáculos, shows e jogos. Todas as informações sobre os filmes e horários do 18º FICI estão disponíveis no site oficial do evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)