Desde 2015 existe o Cabíria, importante prêmio de roteiro que visa incentivar escritoras mulheres e personagens femininas inspiradoras. Em 2019, felizmente, a iniciativa vai ganhar um desdobramento em formato de festival de cinema. E essa primeira edição já tem data e sede. Vai acontecer entre os dias 22 e 26 de novembro, em três espaços do Rio de Janeiro: Cinemateca do MAM, Cinemaison Rio e Fundação Casa de Rui Barbosa. A programação será inteiramente gratuita e pôde assim ser viabilizada, segundo a organização do evento, graças a muitas parceiras e ao apoio de quase 300 pessoas que fizeram bem-sucedida uma campanha de financiamento coletivo. Além disso, nessa empreitada houve um engajamento de atrizes, diretoras, roteiristas, produtoras e demais integrantes do audiovisual.
LEIA MAIS
Festival :: 6ª Mostra de Cinema de Gostoso
Mostra :: 3ª Mostra Sesc de Cinema
Festival :: 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O objetivo da primeira edição é permitir um firmamento no calendário anual carioca. Para isso, além das sessões, estão programadas atividades voltadas ao debate sobre gênero e diversidade na cadeira produtiva do audiovisual brasileiro. Haverá a oferta de longas e curtas dirigidos por mulheres e, em algumas ocasiões, as mesmas (ou suas representantes) estarão presentes para debater com a plateia. Mas não para por aí. Estão na pauta, também, painéis, oficinas e masterclasses. A ideia é estimular a rede de cineastas mulheres, enriquecer a formação profissional e provocar reflexões inerentes ao feminino, dos desafios da maternidade à ocupação de cargos de decisão.
“O evento reforça a importância não apenas da equidade de gênero nos espaços de trabalho, mas também a do protagonismo feminino em suas próprias histórias. No contexto do audiovisual, a iniciativa soma à luta para que mulheres tenham vez e voz ao contar suas vivências, seja escrevendo roteiros, dirigindo projetos ou atuando em personagens de destaque. Já fora das telas, o Cabíria Festival: Mulheres & Audiovisual promove o reflexo desse empoderamento na vida pessoal de cada mulher, incentivando e respeitando seu direito de escolha, suas experiências e demandas”, ressaltam em nota Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, e Vânia Matos, da Laranjeira Filmes, realizadoras do festival.
A programação completa você pode conferir em www.cabiria.com.br.
(Fonte: Agência Febre)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário