1º Festival Brasileiro de Cinema Cômico homenageia Betse de Paula

Publicado por
Marcelo Müller

Definitivamente, a comédia não é um gênero tão valorizado como deveria em festivais de cinema. Não é incomum ouvir, inclusive de gente tarimbada da área, quando diante de um filme cômico selecionado, o diagnóstico preconceituoso: “isso não é filme de festival”. Pois bem, de 06 a 11 de abril vai acontecer online, via YouTube, a primeira edição do Festival Brasileiro de Cinema Cômico. Ao todo, serão exibidos 32 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, numa programação cuja ideia é, segundo os organizadores, “valorizar a diversidade e a qualidade da comédia feita no Brasil com seus subgêneros, sátira, comédia romântica, de costumes, paródia, pastelão, terrir…”. E a cineasta Betse de Paula será grande homenageada dessa edição inaugural. Além da exibição dos seus quatro longas, o evento também contará com a disponibilização dos cinco episódios da nova série dela, O Síndico (2021-).

LEIA MAIS
FRAPA :: Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre abre inscrições para 9ª edição
Curtaflix :: Festival de curtas online traz 293 títulos gratuitos
Assim Vivemos :: Festival de Filmes sobre Deficiência anuncia edição online

O 1º Festival Brasileiro de Cinema Cômico contará com quatro mostras: Competitiva (concorrentes ao Troféu Abacaxi); Fluminense, com curtas realizados no estado do Rio de Janeiro; Xófem, com realizações de cunho infanto-juvenil; Homenagem, retrospectiva da obra da cineasta celebrada. “Há muitas comédias de teor político. Ficamos também surpresos com a quantidade de mocumentários, falsos documentários, gênero ainda sem tradição no cinema brasileiro. Outro destaque é a incorporação da linguagem de internet e de memes nos filmes. Muitos curtas foram realizados durante a pandemia, abordando temas como distanciamento social, negacionismo, mas de uma forma inusitada, leve e criativa”, contou Flavia Candida, uma das curadoras.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)