20201208 festival russo papo de cinema 2

Um dos grandes acontecimentos de 2020, especialmente dentro desse contexto de pandemia que empurrou os eventos cinematográficos ao âmbito online, está sendo a realização do 1º Festival de Cinema Russo pelo Ministério da Cultura da Federação Russa e pela Roskino, em parceria com a Spcine Play. A plataforma de streaming vinculada à prefeitura de São Paulo exibe gratuitamente os oito longas-metragens selecionados até o dia 30 de dezembro, Então, em meio às festas natalinas, como forma de prepara-se ao Ano-Novo, que tal conferir alguns dos principais destaques da produção contemporânea do cinema russo? Nós do Papo de Cinema estamos fazendo uma cobertura especial do acontecimento e já temos crítica de seis dos filmes selecionados. Tudo isso você pode conferir no nosso especial que aglutina todas as informações sobre o 1º Festival de Cinema Russo. Ele pode ser conferido aqui.

LEIA MAIS
1º Festival de Cinema Russo começa nesta quinta com programação virtual e gratuita
Cobertura :: 1º Festival de Cinema Russo (2020)
1º Festival de Cinema Russo destaca programação variada e gratuita

Um dos destaques do 1º Festival Russo é O Coração do Mundo (2018), escrito e dirigido pela jovem e promissora Nataliya Meshchaninova. “A cineasta deixa muito às entrelinhas, assim gerando um percurso instigante, igualmente feito de ambivalências. Estas estão evidentes no modo como o protagonista trata os jovens ambientalistas, ora gentilmente, ora agressivamente”, conforme consta na crítica escrita por Marcelo Müller, cuja íntegra você pode conferir aqui. Além de dramas existenciais, o evento conta com uma animação para integrar a molecada; narrativas que utilizam a tradição do balé russo como pano de fundo para histórias de superação; um thriller calcado na culpa de alguém que foi preso injustamente; uma comédia sobre os contratempos do divórcio. Enfim, tem para todos os gostos. Aproveite, pois 1º Festival Russo vai apenas até o dia 30 de dezembro. Não perca.

20201207 o texto papo de cinema 3
Cena de “O Texto”, um dos destaques do evento
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *