1º Festival Russo :: Última semana para conferir os filmes no Spcine Play

Publicado por
Marcelo Müller

Um dos grandes acontecimentos de 2020, especialmente dentro desse contexto de pandemia que empurrou os eventos cinematográficos ao âmbito online, está sendo a realização do 1º Festival de Cinema Russo pelo Ministério da Cultura da Federação Russa e pela Roskino, em parceria com a Spcine Play. A plataforma de streaming vinculada à prefeitura de São Paulo exibe gratuitamente os oito longas-metragens selecionados até o dia 30 de dezembro, Então, em meio às festas natalinas, como forma de prepara-se ao Ano-Novo, que tal conferir alguns dos principais destaques da produção contemporânea do cinema russo? Nós do Papo de Cinema estamos fazendo uma cobertura especial do acontecimento e já temos crítica de seis dos filmes selecionados. Tudo isso você pode conferir no nosso especial que aglutina todas as informações sobre o 1º Festival de Cinema Russo. Ele pode ser conferido aqui.

LEIA MAIS
1º Festival de Cinema Russo começa nesta quinta com programação virtual e gratuita
Cobertura :: 1º Festival de Cinema Russo (2020)
1º Festival de Cinema Russo destaca programação variada e gratuita

Um dos destaques do 1º Festival Russo é O Coração do Mundo (2018), escrito e dirigido pela jovem e promissora Nataliya Meshchaninova. “A cineasta deixa muito às entrelinhas, assim gerando um percurso instigante, igualmente feito de ambivalências. Estas estão evidentes no modo como o protagonista trata os jovens ambientalistas, ora gentilmente, ora agressivamente”, conforme consta na crítica escrita por Marcelo Müller, cuja íntegra você pode conferir aqui. Além de dramas existenciais, o evento conta com uma animação para integrar a molecada; narrativas que utilizam a tradição do balé russo como pano de fundo para histórias de superação; um thriller calcado na culpa de alguém que foi preso injustamente; uma comédia sobre os contratempos do divórcio. Enfim, tem para todos os gostos. Aproveite, pois 1º Festival Russo vai apenas até o dia 30 de dezembro. Não perca.

Cena de “O Texto”, um dos destaques do evento
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.