20210723 modelo morto modelo vivo papo de cinema 800

Entre os dias 26 e 31 de julho ocorre a primeira edição do FIC Rio: Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Os curadores selecionaram 75 curtas-metragens brasileiros e internacionais, que serão exibidos gratuitamente em datas específicas no canal do YouTube, por 24h cada. Os títulos concorrem a prêmios em 24 categorias, com anúncio dos prêmios em 31 de julho.
Os destaques da edição incluem os dramas A Barca (2019), de Nilton Resende, adaptado do conto de Lygia Fagundes Telles e A Volta para Casa (2019), de Diego Freitas, estrelado por Lima Duarte (ambos no dia 26 de julho), além do premiado Modelo Morto, Modelo Vivo (2020), de Iuri Bermudes e Leona Jhovs (dia 29 de julho).
LEIA MAIS
1º FIC Rio :: Festival online exibe 70 curtas-metragens gratuitos
Festival Cavídeo 24 Anos inclui filmes com Ingrid Guimarães e Chay Suede
Mostra Quelly de Cinema LGBT online vai até 24 de julho

20210723 modelo morto modelo vivo papo de cinema 750
Modelo Morto, Modelo Vivo

Em paralelo à mostra competitiva, o FIC Rio promove uma homenagem à atriz Dira Paes, representada nos curtas-metragens Matinta (2010), de Fernando Segtowick, e Além do Portão (2017), de Annie Pace. Já a curta-metragista convidada da primeira edição é a baiana Ceci Alves, cujos filmes Doido Lelé (2009) e O Velho Rei (2013) serão exibidos.
O evento é organizado por Ivann Willig e Zeca Teixeira, que gravaram dezenas de entrevistas com os cineastas dos filmes selecionados. Mesmo antes do início do festival, o canal no YouTube disponibiliza as conversas com os realizadores, os trailers dos filmes selecionados e os títulos indicados em cada categoria, incluindo melhor filme estrangeiro, melhor documentário, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *