Em 26 de julho, um novo festival de cinema chega ao público, em formato online e gratuito. Até o dia 31 de julho, o 1º FIC Rio: Festival Internacional de Curtas apresenta 70 curtas-metragens brasileiros e internacionais, escolhidos pelos curadores Ivann Willig, Luana Willig e Zeca Teixeira entre 330 inscritos (sendo 246 filmes brasileiros e 84 filmes estrangeiros).
A seleção se divide entre Ficções, Documentários, Animações, Estrangeiros e Universitários. Entre os destaques encontram-se os premiados A Barca, de Nilton Resende, adaptado de Lygia Fagundes Telles; Modelo Morto, Modelo Vivo, de Iuri Bermudes e Leona Jhovs, e A Volta para Casa, de Diego Freitas, estrelado por Lima Duarte.
LEIA MAIS
Mostra Curta Vazantes 2021 :: “O principal desafio é continuar atingindo o nosso público”, diz Leo Tabosa
Cobertura :: VII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade (2021)
16º Fest Aruanda abre inscrições gratuitas para longas e curtas-metragens
Todos os títulos serão exibidos através do canal do evento no YouTube. Além das sessões, o FIC Rio prevê uma homenagem à atriz Dira Paes, uma participação da cineasta Ceci Alves e debates com os realizadores. Em paralelo, os organizadores já divulgaram a lista com os artistas e filmes indicados em cada categoria: melhor filme, direção, ator, roteiro, fotografia etc.
Os vencedores das 24 categorias receberão o Troféu Escolhas, decidido pelos jurados Clarissa Kuschnir, David Massena e Daniel Machado. O canal do festival no YouTube traz sinopses e informações dos filmes selecionados. A programação completa, incluindo horários das sessões, será divulgada nos próximos dias.