20210223 perifericu papo de cinema 800

Entre os dias 1 e 7 de março ocorre em formato online e gratuito o primeiro Na Quebrada Festival de Cinema. O evento pretende divulgar e estimular novos talentos do audiovisual nas periferias e nas ocupações do centro de São Paulo. Ao todo, os organizadores receberam 177 curtas-metragens, dentre os quais escolheram 14 para participarem das mostras competitivas.

Os filmes estão divididos em três categorias: produção de cineastas mulheres (Mostra Manas), de cineastas LGBTQIA+ (Mostra Monas) e cineastas jovens (Mostra Manos). Há títulos de ficção, documentários e animações, que vão do drama ao suspense. Os títulos serão avaliados por um júri independente que entregará o Troféu Perifa e o prêmio de R$ 1 mil ao vencedor de cada categoria.

LEIA MAIS
1º Na Quebrada Festival de Cinema abre inscrições para curtas-metragens
Mostra Macambira 2021 divulga seleção com 30 filmes dirigidos por mulheres
3ª Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste vai até 24 de fevereiro

 

20210223 transacralidade papo de cinema 750
Transacralidade

 

Segundo a curadora Mônica Trigo, “a importância do Festival é o reconhecimento desse território, do trabalho que é realizado nele e que está na moldura da cidade de São Paulo: a periferia mostrando suas obras e seu protagonismo, pulsando para fora e chegando em todo Brasil”.

Todos os filmes estão disponíveis na plataforma do Spcine Play. Confira a lista de selecionados:

 

Mostra Manas

Barco de Papel (2019), de Thaís Scabio
Quarentena pra Quem (2020), de Isabela Vilela e Laís Maciel
O Conforto das Ruínas (2020), de Gabriela Lourenzato
Day-to-Day (2021), de Sak Miranda

 

Mostra Manos

Quanto Tempo o Tempo Tem se Não Estamos Juntos? (2020), de Jader Monteiro
Paloma (2020), de Alex Reis
Goma (2019), de Igor Vasco
Quaresma (2021), de Adriano Gomes
Face às Sombras (2020), de Weslei Mata

 

Mostra Monas

Perifericu (2019), de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Vita Pereira e Stheffany Fernanda
Tenebrosas? (2020), de Jhonatan Bào
Atenue (2020), de Deni Chagas
Transacralidade (2019), de Lux X e Lico Cardoso
Onde os Céus Acertam seus Ponteiros (2016), de Marco Aurélio Gal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *