O 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade será realizado entre os dias 8 a 18 de novembro, em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro, do dia 22 de novembro ao dia 1º de dezembro. O festival, considerado o maior na categoria LGBT da América Latina, terá programação especial no Centro Cultural São Paulo e no Museu da Diversidade (Metrô República), além das salas do Cinesesc Augusta, Espaço Itaú de Cinema salas (3 e 4), Cine Olido e sessões open air no Beco do Graffiti (Vila Madalena) e Largo do Arouche.
O longa, inédito no Brasil, No Caminho das Dunas (Bélgica/ 2012) de Bavo Defurne, abrirá o Festival em São Paulo no dia 8 de novembro no Cinesesc Augusta. No dia 9 de novembro, às 21h, acontece a abertura no Centro Cultural São Paulo, com a estreia da peça Inferno na Paisagem Belga, do grupo Os Satyros. O espetáculo aborda a relação e a obra de dois gênios da Literatura Universal, Paul Verlaine e Arthur Rimbaud.
Segundo os diretores do estival, João Federici e André Fischer, a seleção nacional este ano exibirá 51 curtas nacionais, sendo que 16 fazem parte da mostra competitiva. “Esse número representa o avanço na produção nacional de temática da diversidade sexual no Brasil, uma das mais férteis do gênero no mundo. Eles mapeiam os principais polos de produção do país no momento e formam um painel bastante diverso sobre como nos vemos e nos retratamos”, observam os diretores.
A Mostra Competitiva Brasil contará com um júri formado por diretores de Festivais de Buenos Aires, Lisboa, Valparaiso, Copenhague e São Paulo, além do voto do público. Os vencedores levarão o Troféu Coelho de Ouro, para o melhor filme, Troféu Coelho de Prata, para melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte, e o prêmio de Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil para o melhor curta-metragem e também o Prêmio CTAV – Centro Técnico de Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com o empréstimo de um kit digital pelo período máximo de duas semanas. E ainda o Troféu Ida Feldmanque premiará a personalidade que mais se destacar durante o evento.
Entre os programas de curtas desta edição estão: O Outro lado do Islã, filmes que retratam a diversidade no mundo muçulmano, Super Mães, mostram a relação de mães e filhos homossexuais, Mulheres Fodonas, retratam personagens femininas dominadoras e de personalidade forte, Dos 8 aos 80, filmes sobre experiências gay da infância à terceira idade, Programa Infantil, que exibirá títulos sobre a aceitação das diferenças e a convivência na diversidade.
A programação completa do 20° Mix Brasil de Cultura da Diversidade estará disponível no site www.mixbrasil.org.br a partir de 1 novembro.
Confira imagens dos filmes Nosso Paraíso, No Caminho das Dunas e Fucking Different, presentes na mostra, na aba FOTOS.
Fonte: Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário