Na primeira noite do evento, sexta-feira (11/09), às 21h, haverá a Sessão Especial Petrobras, com a exibição do filme A Luneta do Tempo. O longa-metragem é o primeiro de Valença, conhecido nacionalmente por sua carreira musical. O artista multimídia, além de assinar a direção e ter atuado como roteirista e montador, escreveu todas as canções e ainda aparece na pele do personagem Véio Quiabo.
No sábado (12/09), a partir das 15h, a programação especial segue com a Sessão Especial BNDES, que, após uma seleção de curtas que concorrem ao Troféu Vitória pelo júri popular, exibirá o longa Trinta (imagem acima). O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta, vivido, na trama, por Nachtergaele. Ainda na programação de sábado, depois da mostra competitiva, o público poderá conferir outro longa fora de competição: O Animal Sonhado (2015), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes. O filme será exibido na madrugada de sábado para domingo, às 5h da manhã, na Sessão Especial Viradão Vitória.
No domingo (13/09), o longa-metragem especial é Das Profundezas (2013), de Penna Filho, que será exibido às 15h na Sessão Homenagem a Penna Filho. Membros da família do cineasta capixaba, que faleceu este ano, receberão o Troféu Vitória em memória de sua carreira no audiovisual. O filme é uma ficção inspirada na história dos trabalhadores das minas da região carbonífera de Santa Catarina, e também aborda a ditadura militar de 1964 como pano de fundo. Também é o último do diretor, que faleceu aos 79 anos, em Florianópolis.
Já o último longa-metragem fora de competição será apresentado na última noite do evento, quarta-feira (16/09), a partir das 19h, na Sessão Especial de Encerramento. Teobaldo Morto, Romeu Exilado (2014), de Rodrigo de Oliveira, fechará a 22ª edição do Festival. O filme, exibido na Mostra Autora, dentro da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, foi gravado no distrito de Burarama, interior do Espírito Santo, e é o segundo longa-metragem do diretor.
Entre os longas selecionados que concorrem ao troféu Vitória, está o mineiro Ela Volta na Quinta (2014), de André Novais, o paulista Sinfonia da Necrópole (2014), de Juliana Rojas, o coletivo As Fábulas Negras (2014), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, a produção paulista filmada no Rio Grande do Sul Nervos de Aço (2014), do veterano Maurice Capovilla, e o carioca Mais do Que eu Possa Me Reconhecer (2015), de Allan Ribeiro.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
(Fonte: Palavra Assessoria em Comunicação)