23ª Mostra de Tiradentes :: Antônio e Camila Pitanga serão homenageados

Publicado por

A temporada 2019 dos festivais está chegando ao fim, mas já tem gente de olho nos eventos de 2020. Em Minas Gerais, por exemplo, a produção da Mostra de Cinema de Tiradentes está a todo vapor. Prova disso é o anúncio dos artistas Antônio e Camila Pitanga como grandes homenageados de sua 23ª edição – programada para acontecer entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro. No ano que vem, o tradicional festival cinematográfico mineiro terá como tema “A imaginação como potência” e contará com Escravos de Jó (2020), de Rosemberg Cariry, como longa de abertura.

LEIA MAIS
Festival do Rio 2019 :: Confira a nossa seleção de filmes imperdíveis
Festival de Berlim 2020 :: Helen Mirren receberá o Urso de Ouro honorário
Festival de Sundance 2020 :: Evento anuncia os filmes selecionados

HOMENAGEADOS
Conhecida por seu trabalho na televisão, Camila Pitanga debutou no cinema fazendo uma rápida participação no drama Quilombo (1984), de Cacá Diegues. As novelas Mulheres Apaixonadas (2003), Belíssima (2005-2006) e Paraíso Tropical (2007) – além dos longas Caramuru: A Invenção do Brasil (2001), Bendito Fruto (2004) e Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2011) – a estabeleceram como uma das grandes atrizes de sua geração.

Já o pai de Camila, Antonio Pitanga, é considerado um dos grandes nomes do movimento Cinema Novo. Fez teatro e cinema desde muito jovem e estreou na tela grande fazendo uma ponta no longa alemão Estrada do Amor (1960). Seu trabalho em importantes obras, como O Pagador de Promessas (1962) e A Grande Cidade ou As Aventuras e Desventuras de Luzia e Seus 3 Amigos Chegados de Longe (1966), reservaram um lugar especial para seu nome na trajetória da cinematografia brasileira.

Segundo a produção da Mostra, a montagem desse ano – em meio ao momento político que o Brasil sofre – permitirá que “algum futuro seja vislumbrado mesmo diante de um presente saqueado pelo conservadorismo e pela legitimação da intolerância”. A curadoria, sob coordenação do crítico Francis Vogner dos Reis, propôs essa temática, reforçando que, “mesmo numa época de dúvidas, o cinema brasileiro vive um momento de absoluta efervescência criativa e de recepção”. E aí? Todos preparados para a cobertura da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes? Aguardem!

(Fonte: ETC Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)