20200522 leonardo villar papo de cinema 2

Muito nos enche de satisfação divulgar que o artista escolhido para receber o Guarani Honorário na 25ª edição do Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro é ninguém menos do que o grande Leonardo Villar. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 22, numa Live no Instagram oficial do site (@papodecinema) que contou com nosso editor Marcelo Müller e o crítico de cinema convidado Donny Correia. Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, no ano de 1923, Leonardo Villar começou sua carreira artística no teatro, mas não demorou a ser notado pelo cinema e pela televisão, ambientes nos quais construiu uma sólida trajetória de mais de 70 anos. No ano de 1962, já em seu primeiro papel nas telonas, Villar atingiu consagração internacional ao viver o protagonista de O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

De temperamento tímido e reservado, ele, no entanto, nunca deixou a notoriedade lhe subir à cabeça, mantendo sempre o foco na construção de uma história artística recheada de papeis que lhe instigavam de alguma maneira. Do Zé do Burro, passando pelo Lampião de Lampião: O Rei do Cangaço, 1964; o Augusto Matraga de A Hora e a Vez de Augusto Matraga, 1965; pelos inúmeros papeis marcantes em telenovelas desde 1965; chegando ao Álvaro do bonito Chega de Saudade (2007), Villar sempre esbanjou uma mistura incomum de carisma e técnica de atuação.

Ao ser agraciado com o Guarani Honorário na 25ª edição do Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro, Leonardo Villar se junta a um grupo seletíssimo que conta com pesos-pesados tais como Tônia CarreroRuth de SouzaPaulo JoséAntonio Pitanga e Helena Ignez. Lembrando que o prêmio honorário foi instituído na vigésima edição do Guarani e contempla artistas vivos que nunca venceram em outras categorias – até porque o prêmio foi criado em 1996.

Uma salva de palmas para o enorme Leonardo Villar.

20200522 leonardo villar papo de cinema

LEIA MAIS
25º Prêmio Guarani :: Confira o calendário das próximas Lives no Instagram
Podcast 2020 #02 :: 25º Prêmio Guarani : O melhor do cinema brasileiro em 2019
25º Prêmio Guarani :: Indicados de 2019

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *