Começa na quinta-feira (16/6) uma série de quatro master classes da Mostra de Cinema Mexicano, promovida pela Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287). As atividades acontecerão até domingo (19/6), às 19 horas, com acesso gratuito. A mostra é parte da programação do 26° Cine Ceará: Festival Ibero-Americano de Cinema. Amanhã (quinta), na abertura, a aula será de Janaina Marques sobre Lucifer (2014), filme de Gust Van den Berghe que será exibido às 14h. Na sexta-feira (17/6), Lucas Coelho discorre sobre Heli (2013), filme de Amat Escalante, com exibição às 14h também. Marques e Coelho são dois jovens cineastas do Nordeste que foram alunos de Amat Escalante e Carlos Reygadas, homenageados na Mostra de Cinema Mexicano, que faz uma retrospectiva sobre suas obras. A programação completa dessa mostra especial pode ser conferida no site do festival.
No sábado (18/6) a master class será dos diretores mexicanos Yulene Olaizola e Rúben Imaz, que comentarão o trabalho de criação do longa-metragem Epitáfio (2015), o qual dirigiram e escreveram, e que concorre na Mostra Competitiva esse ano. A exibição do filme acontece na sexta-feira (17/6), no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500).
Encerrando a série de master classes, a Caixa Cultural recebe no domingo (19/6) o cubano Jorge Yglesias (foto acima), crítico de cinema, poeta, tradutor, historiador de cinema e diretor da Cátedra de Humanidades da Escola Internacional de Cinema e Tv de Cuba (EICTV). Ele vai ministrar uma aula magna sobre o cinema radical de Carlos Reygadas dentro do panorama do cinema contemporâneo. O mais recente projeto do cineasta, Post Tenebras Lux (2012), será exibido às 14h, antecedendo a aula.
(Fonte: Primeiro Plano)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário