Após revelar a lista de títulos que integrarão as mostras deste ano, chegou a hora de conhecer a grande homenageada do 26º Cine PE: Festival do Audiovisual, que acontecerá de 09 a 14 de dezembro. Em 2022, o festival recifense concederá a Calunga de Ouro – honraria máxima do evento – à Bárbara Paz, no dia 13 de dezembro, no Cinema São Luiz (R. da Aurora, 175 – Boa Vista). Na mesma noite, dentro da Mostra Hors-Concours, será exibido seu curta-metragem Ato (2021) – premiado como Melhor Curta-metragem de Ficção de 2021 no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Segundo Sandra Bertini, diretora do Cine PE, Bárbara é “uma artista versátil e intensa”.
LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Ator/diretor Kim Rossi Stuart vem ao Brasil apresentar seu novo filme
Festival de Brasília 2022 :: A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, é o grande vencedor
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Destaques de Cannes, Veneza, Berlim e Locarno estão disponíveis
Bárbara começou a estudar teatro na década de 1990. Após algumas aparições televisivas, a atriz alcançou a fama ao integrar o elenco da primeira edição da Casa dos Artistas, do SBT, em 2001 – reality show em que ela foi a campeã. No cinema, debutou um ano antes, estrelando a comédia De Cara Limpa (2000). O curta Produto Descartável (2003) – que lhe rendeu o kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado – a comédia Depois de Tudo (2015) e o drama Por que Você não Chora? (2020) – pelo qual foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Atriz Coadjuvante – são alguns dos destaques de sua carreira.
Além de seu trabalho como atriz, Bárbara se destacou nos últimos anos por sua atuação como realizadora. Em 2019, lançou o elogiado documentário Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou, que lhe rendeu o troféu Venezia Classici no Festival de Veneza 2019, o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro de Melhor Documentário em Longa-Metragem e Melhor Montagem e três troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Melhor Documentário em Longa-Metragem, Melhor Montagem e Melhor Direção de Estreante).
Val lembrar que a 26ª edição do Cine PE terá entrada gratuita em todas as sessões. A distribuição das entradas estará sujeita à lotação da sala. E o Papo de Cinema, é claro, estará presente, conferindo de perto todos os destaques da programação. Pois então fique ligado por aqui para, em breve, mais informações sobre o evento. Por enquanto, confira a seleção dos filmes deste ano CLICANDO AQUI.