A maior e mais ampla premiação da crítica especializada no Brasil acaba de divulgar o artista homenageado do ano: Lima Duarte! Realizado desde 1996, o Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro irá reconhecer o intérprete de sucessos como O Crime do Zé Bigorna (1977) – que lhe valeu o Candango de Melhor Ator no Festival de Brasília – e Sargento Getúlio (1983) – premiado com o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado – com o Guarani Honorário, a mais alta honraria concedida pela Academia Guarani de Cinema Brasileiro, pelo conjunto de sua carreira.
Nascido em 1930, Lima Duarte possui uma carreira que percorre mais de seis décadas, com mais de uma centena de personagens interpretados no cinema, teatro e televisão. Dono de três indicações ao Prêmio Guarani – concorreu como Melhor Ator Coadjuvante por A Ostra e o Vento (1997) e por A Busca (2012) e como Melhor Ator por Eu Tu Eles (2000) – segue na ativa, e em breve voltará às telas em A Fúria (2023), de Ruy Guerra.
O Guarani Honorário é entregue desde 2015, quando a homenageada foi a atriz Tônia Carrero. Nos anos seguintes foram reconhecidos os seguintes artistas: Ruth de Souza (2016), Paulo José (2017), Antonio Pitanga (2018), Helena Ignez (2019), Leonardo Villar (2020) e Laura Cardoso (2021). Lima Duarte será, portanto, o oitavo grande nome da sétima arte nacional a ser agraciado com esta homenagem.
O 27° Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro irá divulgar os indicados aos melhores da produção cinematográfica no país em 2021 no início do mês de dezembro. Dezenas de críticos de cinema de todo o país participam da seleção dos finalistas. Fazem parte da Academia Guarani de Cinema Brasileiro membros das seguintes associações: ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema), ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), ACCiRN (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte) e ACCRJ (Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro).
Deixe um comentário