27ª Mostra de Cinema de Tiradentes :: Exibições especiais valorizam o telão na praça de Tiradentes

Publicado por
Marcelo Müller

O grande palco da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes é, sem dúvida, o Cine Tenda, estrutura especialmente montada para abrigar as sessões das principais mostras competitivas, além das cerimônias de abertura e encerramento. No entanto, um espaço alternativo tem chamado a atenção dos frequentadores da edição 2024 deste evento que inaugura em grande estilo o calendário cinematográfico brasileiro: o Cine Copasa na Praça. Trata-se de um cinema a céu aberto situado no Largo das Forras que contempla um telão apto a receber projeções de altíssima qualidade e cadeiras especialmente colocadas no espaço para a população conferir uma seleção especial de longas e curtas-metragens. Em alguns eventos cinematográficos, há também exibições em praças nos arredores dos principais palcos, mas os filmes escolhidos para essas ocasiões são geralmente um pouco mais antigos e/ou parte de retrospectivas. Em Tiradentes isso é diferente, pois a seleção do Cinema na Praça é feita de filmes ainda inéditos em circuito comercial, curtas-metragens e longas que foram lançados há pouco.

LEIA MAIS
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes :: Fórum discute cultura e democracia com a presença da ministra Margareth Menezes
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes :: Homenagens, música e emoção marcam a abertura do evento
27º Mostra de Cinema de Tiradentes :: Livro sobre cinema brasileiro fantástico será lançado no evento

Foto/Leo Lara

No sábado, 20, à noite, foram exibidos o curta-metragem Fantasmas (2010) e o longa-metragem O Dia que Te Conheci (2023), ambos dirigidos por um dos homenageados desta edição do evento, André Novais Oliveira. No domingo, 21, além das atividades e oficinas voltadas às crianças, a praça recebeu à tarde o espetáculo Roda de Palhaças, do grupo Calcinha de Palhaça, e à noite os curtas do programa um da Mostra Valores, além da projeção especial de Mussum: O Filmis (2023), grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado. O espaço lotado de gente vibrou em ambos os dias com essas oportunidades de ouro para conferir exemplares do nosso cinema ao ar livre e em tela grande. Nesta segunda-feira, 22, foi a vez da exibição do programa um da Mostra Praça de curtas-metragens. Já nesta terça-feira, 23, é a vez do programa dois da Mostra Praça e na quarta-feira, 24, o programa três da Mostra da Praça. Na quinta-feira, 25, acontecerá a pré-estreia nacional do documentário As Primeiras (2023), a partir das 21h, sessão seguida de bate-papo com a diretora Adriana Yañez e convidados. Na sexta-feira, 26, será a vez de outra pré-estreia nacional, a de A Festa de Léo (2023), atividade com acessibilidade em libras e audiodescrição que contará com os diretores Luciana Bezerra e Gustavo Melo.

Foto/Leo Lara

Já no sábado, 27, dia do encerramento do evento, a praça contará com suas pré-estreias nacionais super aguardadas. Às 19h será projetado o grande vencedor do 56º Festival de Brasília do Cinema BrasileiroMais Um Dia, Zona Norte (2023). Já a partir das 21h será a vez da exibição de Saideira (2023), estrelado por Thati Lopes e Luciana Paes. Ambas as sessões contarão com as presenças de seus realizadores, que estarão disponíveis a um bate-papo com o público após o términos dos filmes.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.