O dia 1º de dezembro marca o início de uma nova mostra, em torno de um tema bem específico: os cinemas de rua no Brasil. Ironicamente, a 2ª Mostra Cinemas do Brasil ocorre em formato online, para responder às demandas relacionadas à Covid-19. Após uma primeira edição presencial, o evento se adequa às exibições virtuais em 2020.
Até o fim de dezembro, serão exibidos cerca de 40 curtas-metragens, a maioria deles documentários, prestando homenagem aos cinemas de rua. Para o coordenador Eudaldo Monção Jr., esta constitui a oportunidade de pensar nas salas enquanto espaços arquitetônicos, e principalmente enquanto patrimônio cultural que recebe pouco investimento público para se manter ativo.
LEIA MAIS
MacaBRo :: Mostra de terror brasileiro segue online até 29 de novembro
CCBB São Paulo recebe mostra gratuita Mel Brooks – Banzé no Cinema
Mostra Lumière Cineasta marca a reabertura do CCBB-RJ
Na primeira edição, 24 filmes com esta temática foram exibidos em cerca de 40 cidades brasileiras. Agora, o suporte virtual permite expandir as discussões ao Brasil inteiro. Em paralelo, o portal Mostra Cinemas do Brasil também exibe longas-metragens, encontros com diretores e uma websérie a respeito. O tema da edição inicial, em 2019, foi a sala de projeção transformada em personagem.
A curadoria é efetuada por Monção Jr., cineasta cujos projetos se dedicam à memória audiovisual brasileira, em parceria com Priscila Urpia, integrante do coletivo #CineRuaPE e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. O evento é realizado por meio de fundos da Lei Aldir Blanc.