Já está disponível online a 2ª Mostra Cinemas do Brasil, que segue até 31 de dezembro. Embora seja focada na riqueza e preservação dos cinemas de rua, o evento foi obrigado pelos tempos de pandemia a se adequar ao formato virtual, batizando as exibições de “No Mundo de 2020”. No total, estão disponíveis aos cinéfilos 46 filmes e uma websérie sobre a importância das salas tradicionais.
Além das sessões virtuais, o portal Mostra Cinemas do Brasil possibilita o encontro com os diretores das obras selecionadas. Entre os longas-metragens, destacam-se projetos dirigidos por Cristiano Burlan (O Homem da Cabine, 2008, sobre o cotidiano de um projecionista), e Walter Carvalho (Um Filme de Cinema, 2017, coletânea de encontros com realizadores a partir de uma sala abandonada na Paraíba).
LEIA MAIS
Podcast 2020 #15 :: A reabertura das salas de cinema
2ª Mostra Cinemas do Brasil começa em 1 de dezembro
Inglaterra permite reabertura de cinemas em grandes cidades, mas exibidores hesitam
O foco, no entanto, se encontra nos curtas-metragens, organizados por afinidades temáticas e de produção. Os programas incluem as seções Mulheres Gravando!, com obras de autoria feminina, Cinemas de Rua em Tempos de Pandemia, para curtas recentes que refletem o período da quarentena, Personagem de Cinema, para retratos de pessoas em contato próximo com a cultura dos cinemas de rua, e Cinemas do Interior, para o destaque às salas em pequenas cidades.
Em paralelo, a websérie Cinemas de Rua em Série destaca, ao longo de nove episódios, alguns dos principais cinemas de rua por todo o Brasil. Você descobre toda a programação no site oficial da Mostra Cinemas do Brasil.